Publicidade

Primeiras NVIDIA Tesla V100 são doadas para gênios da inteligência artificial

Por| 25 de Julho de 2017 às 18h28

Link copiado!

Primeiras NVIDIA Tesla V100 são doadas para gênios da inteligência artificial
Primeiras NVIDIA Tesla V100 são doadas para gênios da inteligência artificial
Tudo sobre Tesla

Baseada na arquitetura Volta, a GPU NVIDIA Tesla V100 é a aposta mais recente da companhia, e seu CEO, Jensen Huang, decidiu doar as primeiras unidades produzidas para quinze gênios da inteligência artificial, que participam do programa Nvidia AI Labs.

A doação aconteceu durante a conferência Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR), em Honolulu, onde especialistas em IA se reúnem nesta semana. “A AI é a força tecnológica mais poderosa que já conhecemos. Eu já vi de tudo. Já testemunhei as idas e vindas da revolução cliente-servidor, as idas e vindas da revolução do PC e absolutamente nada é comparável”, afirmou o CEO.

E a Tesla V100 promete ser o melhor equipamento para os pesquisadores do ramo. Segundo Silvio Savarese, professor associado de ciência da computação na Universidade Stanford, a GPU será usada em novas pesquisas de condução autônoma e realidade virtual. “Tudo conta com tecnologias que usam o deep learning”, explica o expert, que realiza pesquisas relacionadas a visão computacional, percepção robótica e aprendizado de máquina.

A arquitetura Volta oferece um desempenho em teraflops de pico cinco vezes maior do que a Pascal, sendo quinze vezes superior à arquitetura Maxwell. Esse desempenho acaba sendo quatro vezes maior do que o previsto pela Lei de Moore, sendo que o acelerador da GPU Tesla V100 rompe a barreira dos 100 teraflops no que diz respeito a desempenho de deep learning.

Continua após a publicidade

A V100 tem mais de 21 bilhões de transistores e inclui 640 núcleos Tensor, proporcionando 120 teraflops de desempenho de deep learning, com memória DRAM HBM2 de 900 GB/s, sendo capaz de atingir uma largura de banda 50% maior do que as GPUs anteriores.