Hackers podem roubar dados de computadores por meio da ventoinha

Por Redação | 24.06.2016 às 19:05

Parece que está cada vez mais difícil proteger os dados armazenados em computadores. Desta vez, a novidade é que pesquisadores em Israel encontraram uma maneira de utilizar o barulho de uma ventoinha para roubar dados salvos em computadores que não estão conectados à internet.

Essas máquinas, com sistemas de air-gapped, são isoladas e geralmente contém as informações mais importantes de uma organização ou empresa. Para invadi-las, os hackers precisam ganhar acesso físico à máquina e instalar malwares nele, tipicamente por meio de um pen drive.

Pesquisas anteriores mostraram que depois que essas máquinas são infectadas, esses computadores podem transmitir qualquer tipo de dados por meio dos alto falantes, na forma de sinais ultrassônicos. Desinstalar as caixas de som é uma maneira eficiente de evitar o problema. A questão, é que além das ondas ultrassônicas, outro modo de transmitir esses dados é por meio da ventoinha do computador.

O malware responsável pelo vazamento se chama Fansmitter e funciona ao controlar a velocidade pela qual as ventoinhas funcionam. Isso cria uma variedade de tons acústicos que podem ser utilizados para transmitir dados. Para receber os dados, os hackers precisam utilizar um smartphone próximo à máquina, O celular então será responsável por decodificar o barulho das ventoinhas, contanto que ele esteja até oito metros longe do computador. Uma vez que o barulho é decodificado, o celular pode enviar todas as informações para os hackers. Os pesquisadores testaram o método utilizando um computador Dell e um Samsung Galaxy S4.

No entanto, o malware tem certas limitações, como o fato de transmitir apenas 15 bits por minuto – o que já é suficiente para enviar senhas simples e chaves de codificação. Por outro lado, atacar um computador dessa forma não é prático. Mas uma vez que diversos tipos de eletrônicos têm ventoinhas, vários dispositivos são potencialmente vulneráveis. Para prevenir essa possibilidade, sistemas de resfriamento de água podem ser úteis.

Via: PC World