Pesquisadores descobrem como dobrar a duração das baterias

Por Redação | 19 de Agosto de 2016 às 17h53

Uma empresa criada por antigos membros do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a SolidEnergy Systems, descobriu uma maneira de duplicar a autonomia de baterias de lítio, amplamente utilizado em dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones. De acordo com o MIT, modificações químicas de eletrólitos nas baterias fazem delas mais seguras e também conseguem obter o mesmo tempo de vida das baterias tradicionais.

As novas baterias empregam uma fina folha de metal de lítio com alta capacidade de retensão de energia. Nas baterias tradicionais o material utilizado é o grafite. Segundo a instituição, as novas baterias podem ser fabricadas com os mesmos equipamentos utilizados para fabricar as atuais. Qichao Hu, CEO da SolidEnergy Systems, disse que a nova tecnologia permite desenvolver baterias com metade do tamanho e com a mesma capacidade energética, ou com o mesmo tamanho e com o dobro de energia.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As novas baterias irão chegar ao mercado em novembro, equipando primeiro os drones. Já em 2017, ela deve ser aplicada em smartphones e dispositivos wearable. Futuramente, a empresa tem como objetivo disponibilizá-las para carros elétricos. "Vários clientes estão usando drones para fornecer internet gratuita para o mundo em desenvolvimento. É uma aplicação muito excitante e nobre", disse Hu.

As novas baterias podem trazer um grande avanço para o mercado tecnológico. Com baterias de maior autonomia é possível desenvolver e implementar aplicações mais complexas em smartphones e tablets. Além disso, diminuir a quantidade de recarga do dispositivo proporciona uma melhor experiência para os usuários.

Fonte: MIT

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.