Pesquisadores descobrem como dobrar a duração das baterias

Por Redação | 19.08.2016 às 17:53

Uma empresa criada por antigos membros do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a SolidEnergy Systems, descobriu uma maneira de duplicar a autonomia de baterias de lítio, amplamente utilizado em dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones. De acordo com o MIT, modificações químicas de eletrólitos nas baterias fazem delas mais seguras e também conseguem obter o mesmo tempo de vida das baterias tradicionais.

As novas baterias empregam uma fina folha de metal de lítio com alta capacidade de retensão de energia. Nas baterias tradicionais o material utilizado é o grafite. Segundo a instituição, as novas baterias podem ser fabricadas com os mesmos equipamentos utilizados para fabricar as atuais. Qichao Hu, CEO da SolidEnergy Systems, disse que a nova tecnologia permite desenvolver baterias com metade do tamanho e com a mesma capacidade energética, ou com o mesmo tamanho e com o dobro de energia.

As novas baterias irão chegar ao mercado em novembro, equipando primeiro os drones. Já em 2017, ela deve ser aplicada em smartphones e dispositivos wearable. Futuramente, a empresa tem como objetivo disponibilizá-las para carros elétricos. "Vários clientes estão usando drones para fornecer internet gratuita para o mundo em desenvolvimento. É uma aplicação muito excitante e nobre", disse Hu.

As novas baterias podem trazer um grande avanço para o mercado tecnológico. Com baterias de maior autonomia é possível desenvolver e implementar aplicações mais complexas em smartphones e tablets. Além disso, diminuir a quantidade de recarga do dispositivo proporciona uma melhor experiência para os usuários.

Via MIT

Fonte: Sapo