Chip pode ser alimentado por luz, calor e vibrações ao mesmo tempo

Por Ultradownloads | 11 de Julho de 2012 às 00h56

Um dos principais problemas da sociedade atual é manter seus aparelhos móveis ligados a maior parte do tempo, sem correr o risco de acabar a bateria antes de chegar em casa. Pensando nisso, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, desenvolveram um chip capaz de ser alimentado por três fontes de energia diferentes: luz, calor e vibrações.

O chip consegue regular, captar e combinar as três fontes de energia em um único receptor. “Captação de energia está se tornando uma realidade”, afirmou Anantha Chandrakasan, professora do MIT. “A chave do nosso projeto é o circuito que combina de forma eficiente muitas fontes de energia em um só lugar”. O sistema garante que nenhuma quantia de energia seja desperdiçada durante o processo e que nenhuma fonte extra de alimentação seja utilizada.

MIT chip

O chip poderá ser empregado em equipamentos médicos como medidores de glicemia (Foto: Reprodução/Ubergizmo)

Segundo o The Verge, acredita-se que o chip possa ser empregado em aparelhos médicos como medidores de glicemia e sensores de ambiente remotos. O trabalho dos pesquisadores do MIT foi financiado pelo Interconnect Focus Center, um programa em parceria com a Agência de Pesquisa Avançada de Projetos de Defesa e empresas de semicondutores.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.