Pesquisador cria pendrive USB que deixa computador inutilizável em segundos

Por Redação | 15 de Outubro de 2015 às 17h00

Um pesquisador russo especializado em segurança, conhecido como 'Dark Purple', criou um simples pendrive capaz de deixar qualquer computador inutilizável em alguns segundos. O pequeno dispositivo foi revelado ao mundo em março pelo pesquisador. No entanto, agora ele ganhou uma versão bem mais potente que é capaz de corromper praticamente qualquer dispositivo com uma interface de entrada USB, como roteadores, modems e televisores.

Disfarçado como um pendrive que não tem nenhum objetivo em guardar arquivos, a função do dispositivo é armazenar energia para que possa descarregá-la de volta no computador, potencialmente danificando a máquina. A nova versão criada pelo russo utiliza o dobro da tensão anterior para realizar seu estrago.

Embora o computador possa parecer completamente morto após o uso do aparelho, Dark Purple afirma que há a possibilidade de restauração através da substituição da placa-mãe. "É extremamente improvável que o disco rígido ou as informações contidas nele sejam danificadas", escreveu. Esta é uma boa notícia, tendo em vista que hackers não conseguirão limpar os dados armazenados no disco rígido — o que, provavelmente, é o que há de mais importante para você ou sua empresa.

Ao conectar o dispositivo na porta USB do computador, um conversor DC/DC invertido carrega os capacitores a -220 volts. Ao chegar nessa medida, o conversor é desligado, ao mesmo tempo que um transistor é aberto e descarrega a tensão total na porta USB. Quando a carga fica baixa, o conversor funciona novamente até que o estrago seja completo. Veja no vídeo abaixo como o 'USB Killer' é rápido em deixar o laptop inutilizável:

O pesquisador de segurança Graham Cluley advertiu que o dispositivo é uma ótima "razão para não ligar um aparelho USB de origem desconhecida em seu computador".

Via The Telegraph

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/technology/internet-security/11932793/Killer-USB-stick-destroys-your-computer-in-seconds.htmlhttp://olhardigital.uol.com.br/noticia/pendrive-assassino-frita-computador-em-apenas-alguns-segundos/52124

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.