Pai da bateria de lítio cria modelo com mais capacidade e mais seguro

Por Redação | 07.03.2017 às 17:52 - atualizado em 07.03.2017 às 18:27
photo_camera Divulgação

Você já ouviu falar de John Goodenough? Provavelmente não, mas ele é responsável por uma das invenções mais úteis dos tempos modernos, a bateria de ion de lítio. E parece que ele está com uma nova criação, uma bateria mais segura, com maior vida útil e capaz de recarregar em minutos.

O inventor trabalhou com pesquisadores da Universidade do Texas para criar uma nova bateria, também baseada em íons de lítio, mas com uma tecnologia em estado sólido. Segundo Goodenough, atualmente com 94 anos de idade, o time esteve trabalhando nesta inovação durante os últimos dois anos.

Segundo divulgaram os pesquisadores em um documento divulgado esta semana, esta nova bateria de estado sólido tem capacidade triplicada de armazenamento e pode ser totalmente carregada em questão de minutos.

Para Goodenough, a nova tecnologia e aspectos como custo, segurança, densidade energética, taxas de recarga e descarga, assim como vida útil, são críticas para os futuros aparelhos que contarão como baterias, desde smartphones mais potentes até carros elétricos, por exemplo.

"Nós acreditamos que nossa descoberta resolve muitos dos problemas que são inerentes às baterias feitas hoje em dia", afirmou Goodenough.

A inovação de Goodenough e seu time usa eletrólitos de video em vez de líquido de íon de lítio, o que faz as baterias mais seguras e previnem o risco delas pegarem fogo. Isso também permite que elas trabalhem em temperaturas mais baixas, abaixo dos zero grau celsius.

O próximo passo para a equipe de Goodenough é levar a sua tecnologia para fabricantes de bateria para testar o novo modelo e ver a sua viabilidade para entrar futuramente no mercado. Mas antes que você já se anime, vale lembrar que ainda é uma tecnologia experimental, que não deve chegar tão cedo aos nossos dispositivos. Vamos esperar e torcer.

Fonte: iPhone Hacks