Publicidade

Samsung lança SSD de 4TB que custa praticamente o mesmo que um MacBook Pro

Por| 12 de Julho de 2016 às 12h40

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Samsung

A companhia sul-coreana Samsung anunciou que está lançando um SSD com 4 terabytes de capacidade. Agora, o 850 EVO de 4TB passa a ser o SSD com conector SATA — padrão usado em computadores convencionais — com maior capacidade na atualidade. Antes, a companhia já tinha um modelo de 16 TB que funciona com interface SAS, feito para servidores, e outro de 4 TB para datacenters.

Com esse espaço de memória gigante, o preço também acompanha a grandeza do 850 EVO. Na Amazon norte-americana, por exemplo, o acessório está sendo vendido por US$ 1,5 mil, o mesmo que um MacBook Pro de configuração média e com monitor Retina de 13 polegadas.

Mas a performance, pelo menos no papel, é incrível. A velocidade de leitura e gravação sequenciais é de 540 megabytes por segundo e 520 megabytes por segundo, que correspondem praticamente à capacidade de fluxo do próprio conector SATA.

O segredo para tanto espaço é a tecnologia V-NAND, em que as células de memórias são empilhadas verticalmente. A garantia é de cinco anos ou 300 TB de dados escritos no drive. É o mesmo número da versão de 2 TB, o que, no caso desta edição de 4 TB, significa que a célula de memória pode ser gravada até 75 vezes.

Continua após a publicidade

Quanto será que o 4 TB 850 EVO custará no Brasil, se for lançado por aqui?

Fonte: Tech Crunch