Publicidade

Nvidia lança GPU mais poderosa do mundo, focada em machine learning e IA

Por| 14 de Dezembro de 2017 às 15h59

Link copiado!

Nvidia lança GPU mais poderosa do mundo, focada em machine learning e IA
Nvidia lança GPU mais poderosa do mundo, focada em machine learning e IA
Tudo sobre Nvidia

Pintada de ouro, a GPU Titan V, da Nvidia, é a mais poderosa do mundo. O lançamento aconteceu nesta semana, custando US$ 2.999, mas a placa não é exatamente voltada para o processamento gráfico convencional, sendo projetada para coisas como machine learning e inteligência artificial.

Suas especificações contam com 12 GB de memória HBM2, sendo esta a primeira placa com a segunda geração de memória de alta largura de banda disponível para o consumidor geral. Segundo a Nvidia, a Titan V tem uma largura de 652,8 GB por segundo, algo mais ou menos 20% mais veloz do que a Titan Xp, cujo índice é de 547,7 GB/s.

Ainda, a poderosa GPU traz 5.120 núcleos CUDA, sendo capaz de fazer um processamento de dados em paralelo muito mais eficiente. A quantidade de transistores é de 21 bilhões, quase o dobro da Titan Xp, que tem 12 bilhões. Com isso, a placa consegue atingir os 110 teraflops, 9 vezes mais do que a Titan Xp.

Continua após a publicidade

A Nvidia também incluiu o chamado Tensor Cores, que serve para processar aplicações em inteligência artificial e machine learning no Tensorflow (a plataforma da Google). Além disso, a Titan V permite o acesso a uma grande quantidade de softwares de aprendizado de máquina e computação de alta performance, sendo necessário que o usuário acesse sua conta Nvidia GPU Cloud para tal.

Com tudo isso em mente, vale notar que a GPU não é voltada para o público gamer, mas pode abrir as portas para que o mercado de GPUs evolua ainda mais rapidamente a partir de agora. Afinal, também segundo a Nvidia, a arquitetura Volta (que consta na Titan V) tem eficiência energética duas vezes maior do que as GPUs baseadas em Pascal, e a performance também é consideravelmente superior.

Fonte: ARSTechnica