Publicidade

Nvidia GeForce RTX 4080 pode ter estoque menor e esgotar no lançamento

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Novembro de 2022 às 13h33

Link copiado!

Nvidia
Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Rumores divulgados nesta semana indicam que a GeForce RTX 4080, placa topo de linha mais modesta de nova geração da Nvidia, deve ter uma quantidade mais limitada que a irmã RTX 4090 no lançamento, devendo esgotar já no primeiro dia de vendas. Apesar disso, a novidade não estaria tendo problemas de fabricação, mas sim sofrendo com o excesso de estoque das antecessoras — ao que parece, a gigante estaria impondo limites para estimular a compra de GPUs da geração anterior

As informações são de fontes do canal Moore's Law is Dead ligadas a varejistas, e parecem ser levemente desencontradas, ainda que sugiram que haverá volume reduzido da RTX 4080 no lançamento. Esse volume deve ser significativamente menor até mesmo frente ao liberado pela Nvidia para a RTX 4090 — a margem seria de 20% a 40% mais baixa em todo o mundo. A redução não seria exatamente um problema, estando alinhado com outras estreias de GPUs topo de linha, mas levaria a um esgotamento no primeiro dia de vendas.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, a gigante não se empenharia em repor as unidades. As fontes dizem que um número menor de reposições de estoque seria realizado para a solução, especialmente em comparação à RTX 4090, ao menos no período do último trimestre de 2022. A decisão parece estranha considerando a proximidade das festividades de fim de ano, momento conhecido por haver uma alta nas vendas, mas há um motivo: o estoque vasto da geração anterior.

Conforme apontado pelo próprio Moore's Law is Dead pouco antes da revelação da linha RTX 4000, em virtude das medidas tomadas para lidar com a escassez enfrentada pelo mercado nos últimos dois anos, a Nvidia acumulou um grande estoque da família RTX 3000 que, segundo as informações, seria o equivalente a um ano de vendas. Ao limitar a disponibilidade da nova placa, mais poderosa e atraente, a fabricante estaria tentando conduzir os compradores para as GPUs mais antigas.

Ainda que não seja um cenário ideal, as limitações não devem ser má notícia para quem está buscando descontos. Com essa estratégia, os preços das placas da geração anterior, que seguem sendo opções potentes, mesmo não tendo as especificações mais modernas, devem cair significativamente, ficando mais atraentes para quem possui um setup com peças antigas. Caso consiga se livrar dessa reservas, a Nvidia também deve passar a concentrar esforços e recursos na família RTX 4000.

Continua após a publicidade

RTX 4080 é potente e polêmica

Lançada junto à RTX 4090 em setembro, a Nvidia GeForce RTX 4080 promete ser duas vezes mais veloz que a RTX 3080 Ti, e a escolha ideal para profissionais que precisam trabalhar com cenas 3D mais complexas ou edições de vídeo em altíssimas resoluções sem compressão, como em arquivos RAW em 12K.

Munida do chip AD103, a solução traz 9.728 núcleos CUDA distribuídos em 76 SMs, com 76 RT Cores e 304 Tensor Cores. O clock base é estabelecido em 2.210 MHz e o boost em 2.510 MHz, com poder computacional chegando aos 48 TFLOPs. Fecha o pacote os 16 GB de VRAM GDDR6X, trabalhando a 23 Gbps em interface de 256-bit para oferecer largura de banda de 736 GB/s.

Continua após a publicidade

A placa esteve envolvida em polêmicas por ser acompanhada de uma segunda versão, a RTX 4080 de 12 GB que, apesar de ser significativamente mais simples, manteve o nome de 4080. As reclamações da mídia especializada e do público chegaram à Nvidia e, em uma decisão inédita para a gigante, o modelo mais fraco foi "deslançado" (cancelado). Espera-se que essa variante retorne eventualmente sob um novo nome, possivelmente RTX 4070 ou RTX 4070 Ti.

Fonte: Moore's Law is Dead, TechRadar