Nvidia fecha acordo para Samsung produzir chips de 7nm para suas GPUs

Por Wagner Wakka | 02 de Julho de 2019 às 11h54
Tudo sobre

Nvidia

Saiba tudo sobre Nvidia

Ver mais

A Samsung pode ter dado um grande passo no setor de produção de processadores nesta terça-feira (2). A empresa fechou um acordo para produzir chips processadores de 7 nm que servirão de base para as novas GPUs da Nvidia.

A informação que circulava entre o mercado era de que a gigante do setor de placas de vídeo estava em conversas com a Samsung para uma parceria envolvendo a fabricação de chips para as novas GPUs com arquitetura Ampere. Agora, o acordo foi confirmado pela própria Nvidia, que terminou a parceria com a TSMC, antiga empresa que fazia suas GPUs.

O fechamento do negócio foi anunciado pelo presidente da divisão sul-coreana da Nvidia, Yoo Eung-joon, em reunião com a imprensa nesta terça. “É significativo que os processadores de 7 nanômetros da Samsung sejam usados na produção de nossa nova geração de GPUs”, aponta a empresa.

O motivo da mudança seria que a Samsung cortou seus preços, basicamente retirando a TSMC da jogada. As reduções, de acordo com pessoas próximas à negociação, foram consideradas “agressivas”.

Outra mudança pode ser a demanda. A TSMC tem como clientes empresas como a Apple e AMD, principal concorrente da Nvidia no mercado. Assim, a busca por um parceiro diferente pode mostrar novas intenções de mercado.

As duas já tinham fechado parcerias para produção de outras placas gráficas no passado. Na geração da GTX 1050 e 1050 Ti, os processadores usados em tais GPUs eram fornecidos pela Samsung.

A expectativa da Nvidia é de que sua nova arquitetura Ampere possa ser lançada já no ano que vem.

Fonte: SamMobile

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.