Novos SSDs da Samsung estarão presentes no seu próximo laptop

Por Redação | 28 de Março de 2016 às 17h20
Tudo sobre

Samsung

Durante o Samsung SSD Forum, evento anual da empresa coreana no Japão, a companhia exibiu duas unidades de disco sólidos (SSD) M.2 NVMe de última geração, feitas especialmente para OEMs, chamadas SM961 e PM961. A novidade é que elas são as primeiras a apresentar o novo controlador de memória Polaris. um chip de oito canais com cinco núcleos processadores. Os SSDs não estão à venda ainda e não é pretendido que sejam oferecidos a consumidores finais, mas o objetivo é que eles apareçam como parte dos componentes de laptops e desktops até o final do ano.

Os novos SM961 e PM961 serão baseados na memória 3D/V-NAND, embora a Samsung esteja se mantendo silenciosa se irá fazer o uso da terceira geração V-NAND (48 camadas) ou da segunda geração V-NAND (32 camadas) nos modelos. O driver também será oferecido em formato M.2-2280 e utilizará uma interface PCIe 3.0 x4, de acordo com a publicação PC Watch.

samsung ssds PM961

Segundo fotos tiradas no evento, o PM961 será oferecido nas capacidades 128GB, 256GB, 512GB e 1TB. A velocidade de leitura sequencial supostamente é de 3.000 MB/s, enquanto a velocidade sequencial de escrita é de até 1,150 MB/s. Além disso, a velocidade de leitura aleatória atinge até 360K IOPS, e a velocidade de escrita aleatória chega a 280K IOPS. Esse modelo, baseado no 3D/V-NAND em modo MLC, deve ser uma opção que cabe no bolso se comparado aos outros modelos exibidos pela Samsung no evento.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Dito isso, o SM961 parece ser a solução mais atraente para quem gosta de equipamentos sofisticados. Esse SSD m.2 será disponibilizado nas capacidades 128GB, 256GB, 512GB e 1TB, com leitura sequencial de 3.200 MB/s e velocidade sequencial de escrita de até 1,800 MB/s. Sobre a velocidade de leitura aleatória, o modelo tem a capacidade de atingir até 450K IOPS e até 400K IOPS na velocidade de escrita aleatória. O SM961, baseado em 3D/V-NAND em modo TLC, pode ser oferecido para empresa de setores no qual velocidade é de grande importância.

A Samsung ainda precisa apresentar os modelos formalmente, mas o PC Watch indica que a empresa deve começar a oferecer esses produtos para OEMs no começo do segundo semestre de 2016. Levando em consideração que os dois SSDs têm números de série, adesivos de certificações e rótulos, existe uma boa chance que a Samsung já esteja na fase final de desenvolvimento.

O novo controlador Samsung Polaris segue as diretrizes do chip Samsung UBX, que foi usado em SSDs como o 950 Pro, SM951-NVMe e SM953. O 950 Pro, lançado em setembro de 2015, foi, na verdade, o primeiro SSD para consumidores da Samsung que juntou a tecnologia V-NAND com o protocolo NVMe em um mesmo produto. O controlador incluso Samsung UBX tinha três núcleos ARM Cortex-R4 500MHz, dois a menos do que é oferecido na nova solução Samsung Polaris.

Durante seu evento, a empresa também mostrou novos SSDs baseados no controlador Maia. O chip Maia é capaz de suportar múltiplos cartões de memória NAND incluindo 3D-V-NAND e MLC, e é feito para ser utilizado em SSDs focados em OEM com uma interface SATA. Para essa demonstração específica, os SSDs utilizaram um formato de 2.5 polegadas e foram equipados com interface SATA 3 (6Gbps).

Outro SSD, o CM871a, é provavelmente voltado ao mercado de produtos mais baratos, e foi listado com capacidades de 128 GB e 256GB, enquanto o PM871a deve oferecer as capacidades 128GB, 256GB, 512GB e 1TB.

Fonte: Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.