Novo SSD da Seagate tem incríveis 60 TB de armazenamento

Por Redação | 10 de Agosto de 2016 às 10h11

O mais novo SSD com a maior capacidade do mundo agora é da Seagate: a companhia desenvolveu um drive com 60 TB de armazenamento - capacidade quatro vezes maior que o da rival Samsung, que liderava o mercado até então. O anúncio foi feito pela companhia nesta terça-feira (09), que informou também que o novo SSD será comercializado no início de 2017.

O novo e poderoso drive foi exibido durante o evento Flash Memory Summit, que aconteceu no Vale do Silício, e a companhia definiu a ocasião como uma “demonstração de tecnologia” - ou seja, o produto ainda não está finalizado, mas já foi possível exibir o que ele é capaz. O SSD “parrudo” não será voltado para o público final, mas sim direcionado a servidores e flash arrays, nos quais poderá ajudar a atender à demanda cada vez maior do mercado graças ao avanço dos dispositivos móveis, serviços de streaming e Internet das Coisas.

Chamado por enquanto de 60TB SAS SSD, ele é o drive com maior capacidade já inventado, mas o SSD de 15TB da Samsung (que custa cerca de US$ 10 mil) ainda tem a vantagem de já estar no mercado, enquanto a novidade da Seagate demorará um pouco mais para ser lançada. A companhia destinará seu novo produto a companhias interessadas em expandir seus data centers e que possam arcar com o altíssimo custo de um hardware deste nível, que também se destaca por permitir 1 petabyte de espaço com apenas 17 unidades. De acordo com a Seagate, o drive foi desenvolvido com uma arquitetura flexível que pode permitir a expansão do espaço para acomodar até 100 TB de dados dentro desse formato.

Fonte: Seagate

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.