Novo Snapdragon 820 promete imersão poderosa e imperceptível para usuários

Por Rafael Romer | 10 de Novembro de 2015 às 14h23

De Nova York

A Qualcomm apresentou oficialmente nesta terça-feira (10), em Nova York, a nova geração de seu processador premium, o Snapdragon 820, que deverá começar a dar as caras a partir do ano que vem em smartphones de topo de linha – rumores já apontam que os PadFone S2, da Asus, e o Mi 5, da Xiaomi, além de dispositivos da Sony e HTC, deverão desembarcar com o chipset da empresa.

A Qualcomm tem falado abertamente sobre o Snapdragon nos últimos meses, anunciando diversas das novas tecnologias embarcadas desde agosto, mas agora a empresa abriu algumas novidades e interações que podemos esperar do processador e que vão além de mais valocidade e eficiência.

"Investir em tecnologias e colocá-las juntas em um sistema que funcione de uma maneira imperceptível é uma das forças da Qualcomm", comentou o presidente da companhia, Derek Aberle "Já não basta ter uma CPU, GPU ou uma câmera de ponto, mas é preciso integrá-las de uma forma imperceptível para o usuário".

Snapdragon 820

Dispositivos com o novo processador deverão começar a aprecer no mercado a partir do primeiro semestre do ano que vem (Foto: Rafael Romer)

Por dentro, o Snapdragon 820 foi completamente renovado: a Kryo CPU promete o dobro de performance e de eficiência energética em relação à geração anterior do chipset. A unidade de processamento gráfico Adreno 520 também deverá permitir até 40% de performance e de eficiência energética. E há ainda o processador de sinal DSP Hexagon 680, que também deverá entregar uma performance três vezes maior e uma economia de energia dez vezes maior que anteriores.

Outras tecnologias integradas e já anunciadas pela empresa incluem a Quick Charge 3.0, que utilizará uma série de algoritmos e sistemas internos dos dispisitivos para carregar baterias até 27% mais rápido. Na parte de conectividade, o processador deverá entregar o LTE-Advanced, com até 600 Mbps de taxa de transmissão e conexões Wi-Fi 802.11ad, que permitem suportar downloads que ultrapassam a escala dos gigabits por segundo.

Mas o processador vai além de números maiores e melhores sobre processamento e consumo de energia. De acordo com a companhia, o objetivo principal do novo flagship é ser uma plataforma que permite experiências mais imersivas para seus usuários: qualidade visual, de áudio e processamento imperceptível para interações como realidade virtual são os três principais focos do novo chipset.

Na parte de processamento de imagens, a empresa afirmou que usuários agora poderão experimentar imagens processadas com um realismo muito maior, com sombras mais realistas e maior detalhamento de diferentes materiais em imagens renderizadas.

Para experiências de áudio, o foco é na imersão 3D do usuário no ambiente virtual: diferenciar barulhos vindos da "frente" ou de "trás" de uma pessoa durante uma experiência de realidade virtual será possível até com fones de ouvido mais simples. Além disso, a função se estenderá para gravações de áudio em 3D, o que permitirá, por exemplo, captar áudios que estiverem vindo da frente de um smartphone, mas não barulhos do fundo – que só atrapalhariam a gravação.

A imersão é o terceiro ponto de destaque do Snapdragon 820, com sensores integrados que permitirão experiências sem interferência para o usuário que prejudicariam a interação – como distorções de imagem, latência ou lag. Isso também significa interações mais intuitivas com dispositivos. Em fotos, por exemplo, o processador permitirá a detecção de elementos da imagem, como quantidade de pessoas, quem está na foto, em que tipo de local a foto foi tirada, o que deverá facilitar a vida do usuário na organização e busca de suas imagens. Além disso, toda essa identificação será feita no próprio chip, o que evitará o envio de imagens para serem processadas na nuvem – reduzindo tráfego e garantindo privacidade de dados.

*O repórter viajou a NY a convite da Qualcomm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.