Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo Intel Core i9-10980HK para laptops pode chegar a até 5GHz, sugere vazamento

Por| 22 de Janeiro de 2020 às 09h19

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

A briga entre a Intel e a AMD no mercado de processadores está esquentando e cada vez mais a fabricante famosa por dominar o mercado está tendo de se desdobrar para combater os avanços da concorrente. Recentemente, durante a CES 2020, ela revelou a próxima geração de componentes Comet Lake-H voltada para laptops.

Apesar do anúncio, nada foi falado sobre as especificações técnicas dos novos chips, o que deixou muita gente se perguntando o que exatamente está vindo por aí. Nesta segunda-feira (20), porém, o leaker TUM_APISAK escarafunchou o banco de dados do Geekbench e encontrou quatro resultados que podem ser do Intel Core i9-10980HK.

Se forem verdadeiros, os benchmarks mostram que o i9-10980HK contará com oito núcleos e 16 threads rodando a um clock base de 3,1 GHz, podendo alcançar até 4,98 GHz em modo Turbo. Embora os valores chamem a atenção principalmente por estarmos falando de um processador para notebooks, duas observações precisam ser feitas.

Continua após a publicidade

A primeira delas é que os resultados registrados no Geekbench não são conclusivos e apontam para diferentes valores de clock Turbo — um deles mostra 4,38 GHz, por exemplo. E isso é curioso, pois a própria Intel prometeu na CES que o Core i9 Comet Lake-H topo de linha ultrapassaria tranquilamente a barreira dos 5 GHz — o que efetivamente não foi registrado nem no melhor desses testes.

Porém, esses resultados indicam os valores alcançados por quem já testou o Core i9-10980HK e não necessariamente o valor de referência máximo oficial da Intel. Para alcançar esse nível de desempenho, o processador terá de estar instalado em um laptop cujo design e sistema de arrefecimento lhe permita isso. Do contrário, é muito provável que ou não consigamos alcançar a frequência máxima, ou o façamos apenas por alguns instantes devido ao consumo energético e superaquecimento do sistema.

Quanto à segunda observação, ela é para acalmar quem ficou aflito: se observarmos o clock base do i9-10980HK, perceberemos que ele é muito superior ao de seu antecessor, o i9-9980HK: 3,1 GHz x 2,4 GHz. Daí já podemos esperar que o novo processador tenha, sim, desempenho superior e cumpra com a promessa da fabricante de semicondutores.

Continua após a publicidade

Competição

A nova geração de processadores Intel Comet Lake-H está agendada para chegar ao mercado até março de 2020, a tempo de competir diretamente com os novos chips mobile Ryzen 4000 da AMD.

A promessa é competição acirrada e será interessantíssimo ver como a Intel combaterá os avanços e investidas da concorrente, que promete processadores para laptops com desempenho bastante próximo dos destinados a desktops. Em testes realizados no 3DMark 11 por TUM_APISAK, o mesmo leaker que vazou os detalhes do Core i9-10980HK, ele constatou que o Ryzen 7 4800H foi apenas 14% mais lento que o Ryzen 7 3700X, voltado para computadores de mesa, enquanto o básico Ryzen 7 4800U apenas 33% atrás do Ryzen 3700X consumindo 77% menos energia.

Continua após a publicidade

Quem levará a melhor nessa batalha, ninguém sabe ainda, mas a cada dia que passa essa batalha fica mais intrigante e a Intel sabe que não pode subestimar a concorrente e correr o risco de perder seu domínio no segmento de notebooks. Em quem você aposta?

Com informações: TechRadar (1) (2)