Novas CPUs Ryzen e GPUs Vega da AMD ganham datas de lançamento

Por Redação | 01.02.2017 às 12:54

A AMD já está com praticamente todo o primeiro semestre de 2017 preenchido com eventos e anúncios, e nesta semana deixou escapulir uma previsão das datas de lançamento das novas CPUs Ryzen e GPUs Vega.

Durante uma reunião com acionistas para divulgar os resultados financeiros da empresa, a CEO Lisa Su deixou escapar que as CPUs Ryzen estão previstas para chegar ao mercado em março deste ano. Ainda não foi confirmado quais são as especificações dos novos chips, mas um vazamento da semana passada publicado pela Forbes dá conta que os SR3, SR5 e SR7 virão com opções de quatro e oito núcleos.

Ryzen já havia sido anunciada pela AMD, com lançamento previsto para o primeiro trimestre deste ano. Agora CEO da empresa deixou escapulir que a CPU chegará em março
Ryzen já havia sido anunciada pela AMD, com lançamento previsto para o primeiro trimestre deste ano. Agora CEO da empresa deixou escapulir que a CPU chegará em março (Reprodução: Forbes)

A executiva também garantiu que os processadores estarão disponíveis em todo o mundo já no dia do lançamento. A disponibilidade imediata é uma tentativa da chefona da AMD de combater o principal gargalo de vendas da empresa em relação à Intel: distribuição. Isso aliado ao fato de as placas-mãe que suportarão os Ryzen já terem sido anunciadas certamente irá contribuir para vendas melhores.

Em relação às novas placas de vídeo Vega, a executiva deu pistas que nos levam a acreditar que seu lançamento ocorrerá no segundo trimestre deste ano - ou seja, entre os meses de abril e junho. Informações sobre as GPUs são escassas e não se sabe nem qual será o esquema de nomenclatura que a AMD empregará.

Radeon RX 480 vinha dando conta das GPUs similares da Nvidia, mas AMD ainda não tem um concorrente à altura das GTX 1070, GTX 1080 e Titan X. Nova Vega deve chegar para tapar essa lacuna
Radeon RX 480 vinha dando conta das GPUs similares da Nvidia, mas AMD ainda não tem um concorrente à altura das GTX 1070, GTX 1080 e Titan X. Nova Vega deve chegar para tapar essa lacuna (Reprodução: Forbes)

Apesar disso, o pessoal da PC Games N alega que a recauchutada que deram nos gráficos de Fallout 4 rodará tranquilamente na nova placa da AMD. A dúvida que resta é qual modelo especificamente o site se refere.

Em todo o caso, teremos de aguardar mais algumas semanas antes de começarmos a ouvir algo oficial vindo da boca da AMD. Por enquanto a empresa segue fazendo mistério sobre os novos componentes, não liberando nenhuma informação para o público.

Fonte: Forbes (1) (2), PC Games N