Micron já programa lançamento de memórias em DDR5 para 2021

Por Wagner Wakka | 10 de Janeiro de 2020 às 16h00
Crucial

A Micron, especializada no desenvolvimento de hardware para PCs, já está trabalhando em memória RAM DDR5 para o consumidor. Trata-se de um novo padrão, que pode significar uma nova etapa para computadores, principalmente no mercado gamer, para os próximos anos.

Atualmente, companhias como Intel e AMD trabalham com uma seleção de hadware compatível com DDR4. Segundo a Micron, memórias RAM no padrão DDR5 já estão em produção, mas ainda vão demorar para chegar ao mercado. A expectativa é de que estes modelos sejam vendidos ao público final somente a partir de 2021.

Ainda conforme a empresa, a expectativa é de que a mudança resulte em um aumento de 85% de desempenho para este tipo de componente. Em comparação, o DDR5 entrega mais banda de informação, além de permitir maior densidade. Enquanto o padrão atual conta com possibilidades entre 2 GB e 16 GB, o DDR5 eleva estes números para 8 GB e 64 GB.

Além disso, outras vantagens seriam diminuição de uso de energia (melhor para otimização de baterias) e melhor resistência contra oscilação de voltagem e temperatura, além outros aperfeiçoamentos.

Configurações de memórias em DDR5 (Foto: Divulgação/Micron)

Apesar de chegar ao consumidor somente em 2021, a empresa já programa o lançamento desta memória para parques de servidores já na segunda metade de 2020.

Fonte: Micron

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.