Memória RAM mais rápida faz muita diferença?

Por Redação | 23.06.2016 às 14:10

Os pentes de memória RAM evoluíram bastante desde o primeiro padrão original DDR. A latência diminuiu e o clock aumentou junto com a capacidade em gigabytes. Mas será que esses números fazem alguma diferença na performance da máquina? O novo padrão de memórias DDR4 foi capaz de romper a barreira de clock acima dos 4 GHz, então, vamos descobrir até onde isso importa para o usuário final.

A equipe do site TechSpot realizou uma bateria de testes para descobrir uma resposta mais concreta para esta pergunta. Nos teste de benchmark, foram utilizados cinco velocidades diferentes de memória, com clock desde 2,133 MHz até 4,000 MHz. Duas GPUs NVIDIA GTX980 Ti e o processador Intel Core i7-6700k também foram utilizados durantes os testes para ter certeza de que a memória não estava causando nenhum tipo de "gargalo" no desempenho do PC.

Nos testes sintéticos, os ganhos aumentaram de acordo com o aumento da velocidade de clock das memórias — o kit de memórias mais rápido conseguiu praticamente dobrar a performance nos benchmarks se comparado ao kit inicial de 2,133MHz. Os teste de uso normal do sistema, que inclui ferramentas como Photoshop, Excel e Handbrake, também mostraram melhorias de até 57% ao utilizar um kit de memórias DDR4 mais rápido. O resultado mostra que até para quem quer tornar as tarefas do trabalho ou dia-a-dia mais rápidas pode ser uma boa ideia investir num kit de memórias DDR4 com clock um pouco mais alto.

Talvez o resultado mais surpreendente veio na execução de games. Os ganhos de performance no jogo ARMA III chegaram a até 10 fps somente trocando as memória de 2,133 MHz pelo kit de 4,000 MHz. Fallout 4 foi o título que apresentou mais ganhos: após a mudança do kit inicial para o de 3,000 MHz, foram observados ganhos de até 20%.

1

A conclusão do teste sugere que memórias mais lentas podem, sim, influenciar no desempenho. Principalmente se estivermos falando de uma máquina com configuração high end. Porém, tenha certeza de estar utilizando alguma CPU Intel Skylake, pois, do contrário, não será possível tirar proveito da performance extra dos kits de memória DDR4 com clock mais elevado.

Fonte: Tech Spot