MediaTek lança o Helio P20, novo processador premium para mobile

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2016 às 12h17

A MediaTek anunciou na última terça-feira (23) o lançamento do chipset Helio P20, o mais recente membro da família Helio de processadores premium desenvolvidos para dispositivos mobile. O grande trunfo do Helio P20 é garantir uma maior eficiência energética (25% em relação ao seu antecessor), combinando economia de bateria com alto desempenho e tamanho reduzido, garantindo ainda maior versatilidade para as fabricantes na hora de criar o design de seus aparelhos.

Além disso, ele é fabricado com o processo tecnológico de 16 nanômetros, sendo o primeiro do mundo a oferecer suporte para memória de acesso randômica com taxa de dados duplos e baixa potência (LPDDR4X), que garante a eficiência energética e também maior largura de banda. O novo chipset vem com GPU e CPU atualizadas para a arquitetura True Octa-Core, da MediaTek, que oferece velocidade de até 2,3 GHz e aproveita de maneira integral os núcleos Cortex A53 ARM. A nova peça conta ainda com o novo processador gráfico Mali T880 de 900 MHz, tornando-a ideal para apps pesados e jogos.

"A MediaTek projetou o Helio P20 para atender à demanda do consumidor por dispositivos móveis arrojados, potentes, mas com alta eficiência energética", afirmou o vice-presidente Executivo e co-diretor Operacional da MediaTek, Jeffrey Ju. O Helio P20 conta ainda com diversas vantagens de conectividade, como suporte para WorldMode LTE Cat.6 e 2x20 Carrier Agregation, garantindo transmissões de dados a velocidades que chegam até a 50 Mbps. Ainda no âmbito das conexões, ele suporta o padrão Dual-SIM Dual Standby e conexão simultânea em redes GSM e WCDMA.

Mais qualidade de imagem

Outro recurso avançado do Helio P20 é o exclusivo processador de sinal de imagem (ISP) MediaTek Imagiq. A tecnologia, já presente no Helio X20, facilita o uso da câmera e oferece fotos e vídeos de melhor qualidade diretamente no smartphone. O ISP traz suporte aos sensores Bayer e Mono para redução de ruídos em fotos, conta com autofoco com Dual Phase-detection, com algoritmo3A HW para fotos mais naturais e detalhadas e também com a tecnologia Multi-Scal temporal de-noising, para redução de ruídos em vídeos.

A MediaTek informa que o novo chipset deve chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2016. Para mais detalhes, confira o site oficial do Helio P20.