MediaTek cria processador de 10 núcleos para smartphones

Por Redação | 14 de Maio de 2015 às 11h34
photo_camera Reprodução/MediaTek

O nome MediaTek geralmente está relacionado a processadores de baixo-custo utilizados em aparelhos de entrada. Desta vez, porém, a empresa está nos holofotes por ter criado um novo chip deca-core.

Trata-se do Helio X20, o primeiro processador mobile do mundo a contar com arquitetura Tri-Cluster e 10 núcleos de processamento, criado para proporcionar performance e eficiência acima da média, segundo a empresa. A dita Tri-Cluster é uma tecnologia que divide os núcleos em três combinados eletrônicos diferentes, cada um com uma função específica.

Atualmente, muitos smartphones usam arquitetura Dual-Cluster, que divide o chip processador em um combinado voltado para performance do dispositivo e outro voltado para eficiência. O problema desse tipo de arquitetura é que, com essa divisão, os aparelhos tendem ou a desperdiçarem muita bateria (se penderem para a performance) ou enfrentar lags comprometedores (caso os processadores tendam mais para eficiência), uma vez que a seção de processadores do meio acaba ficando sem lugar.

A ideia da MediaTek é justamente mudar isso, dividindo o processamento em três agrupamentos para evitar os problemas de latência e consumo excessivo de energia ao mesmo tempo. Há um cluster de quatro núcleos ARM Cortex-A53 rodando a 1,4 GHz para atividades mais leves, outro cluster de quatro núcleos ARM Cortex-A53 rodando a 2 GHz para atividades média e um último cluster de dois núcleos ARM Cortex-A72 rodando a 2,5 GHz para performances mais altas.

A expectativa é que o Helio X20 chegue aos dispositivos móveis ainda no final de 2015.

Via Android and Me.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.