Publicidade

MediaTek apresenta chipset intermediário focado em games mobile

Por| 30 de Julho de 2019 às 12h29

Link copiado!

MediaTek apresenta chipset intermediário focado em games mobile
MediaTek apresenta chipset intermediário focado em games mobile
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek anunciou nesta terça-feira (30) a família Helio G90 de chipsets voltados totalmente para os jogos no smartphone, mas sem apresentar os altos custos embutidos em seus pares de alta performance. Focados em um mercado mobile de médio padrão, os componentes chegam com sistemas voltados à otimização visual e de conexão, além de elementos presentes em outros grandes nomes do mercado.

A começar pelas CPUs ARM Cortex A76 e A55, ambas de 64-bit e com oito núcleos de processamento, as mesmas disponíveis em modelos da linha Snapdragon, por exemplo. A unidade é acompanhada por uma GPU Mali G76, também da ARM, e suporta até 10 GB de memória RAM, entregando uma bela performance para os smartphones cujas fabricantes escolherem utilizar esse sistema.

Acompanha o pacote uma tecnologia chamada HyperEngine, que otimiza os recursos do aparelho para jogos e também analisa em tempo real a conexão. Caso o Wi-Fi esteja prejudicando as partidas ou comece a apresentar problemas, o sistema é capaz de alternar rapidamente para a conexão LTE de forma a evitar perda de desempenho.

O conjunto também oferece ajustes de cor e contraste, além de suporte ao HDR10. Fora disso, o chipset, mesmo tendo apenas uma antena, ainda pode se conectar a dois roteadores ou bandas ao mesmo tempo, em mais uma característica da já citada otimização de rede, e ainda conta com funcionamento junto às assistentes de voz Alexa e Google, de acordo com o gosto do freguês.

Continua após a publicidade

A linha Helio G90 ainda dá suporte à conexão de câmeras simples com até 64 megapixels ou duplas de 24 megapixels e 16 megapixels, no máximo. É aqui que se percebe claramente o foco em aparelhos de médio porte, que podem abrir mão de tecnologias fotográficas de ponta em prol da tela e do processamento disponível para a execução de jogos.

A MediaTek chama a atenção, ainda, para o fato de que este é o seu primeiro chipset dedicado exclusivamente para jogos e fala de uma família constituída por dois modelos: o Helio G90 e uma edição chamada G90T, cujas diferenças específicas não foram reveladas. Além disso, a companhia também não deu mais detalhes sobre parcerias e uma eventual previsão de quando os primeiros smartphones com a tecnologia poderão dar as caras no mercado.