Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek anuncia novo processador para smartphones de médio e alto padrão

Por| 23 de Maio de 2018 às 10h04

Link copiado!

MediaTek anuncia novo processador para smartphones de médio e alto padrão
MediaTek anuncia novo processador para smartphones de médio e alto padrão
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek anunciou nesta quarta-feira (23) o Helio P22, seu mais novo SoC. O processador chega como o primeiro fabricado em processo de 12 nanômetros voltado para o mercado de médio porte, com foco nos dispositivos com preço na faixa dos US$ 150 e dedicados àquela fatia de público que deseja um smartphone com configurações fortes, mas sem pagar o alto preço dos aparelhos dos rincões superiores da indústria.

O system-on-a-chip chega com CPU Cortex-A53 de oito núcleos e GPU PowerVR GE8320. Segundo a MediaTek, o o Helio P22 chega para concorrer diretamente com o Snapdragon 450, da Qualcomm, mas com preço um pouco menor para as fabricantes e parceiras, além de maior eficiência energética por conta da produção em 12 nanômetros.

Entretanto, para garantir boa performance com baixo custo, algumas coisas precisaram ficar de fora, como os componentes dedicados à inteligência artificial. O chip permite o uso de recursos como álbuns de fotos inteligentes por meio de reconhecimento facial e também deixa que os aparelhos usem esse mesmo recurso para desbloqueio e validação de transações, entretanto tais sistemas “emprestam” poder de outras atividades.

O Helio P22 pode entregar resoluções de até 1600 x 720 pixels, além de dar suporte a até 21 megapixels de resolução na câmera, que pode ser aplicado integralmente em um único sensor ou, então, em duas câmeras traseiras com 13 e 8 MP. Também há a possibilidade de uso em aparelhos que aceitam dois chips, uma exigência essencial quando se fala em aparelhos de padrão intermediário para baixo.

Continua após a publicidade

A novidade também representa uma nova aposta da MediaTek para o mercado mobile. A empresa normalmente tem seu foco dedicado somente aos segmentos de médio para alto padrão, entregando chips que nem sempre apresentam alta potência, mas que servem como opções para fabricantes de custo mais baixo, mas que desejam apresentar aos clientes aparelhos bem poderosos.

Justamente por isso, ela disse que sua abordagem quanto a suporte, já existente nos níveis superiores, também será aplicada aqui. Em novembro do ano passado, a MediaTek firmou uma parceria com a Google para certificação de chips que chegarão ao mercado com garantia de atualização para novas versões do Android, bem como maior compatibilidade com os serviços essenciais do sistema operacional.

De acordo com a empresa, o Helio P22 já está em produção e parcerias já foram fechadas para sua chegada ao mercado. Os primeiros aparelhos com o SoC devem dar as caras a partir do terceiro trimestre deste ano.

Fonte: MediaTek (PR Newswire)