Lenovo está desenvolvendo um SSD de 48 terabytes, diz site

Por Redação | 10 de Agosto de 2016 às 18h50

De acordo com o site PC World, a fabricante Lenovo, mais conhecida por seus computadores e laptops, está desenvolvendo uma nova placa de armazenamento baseada em SSDs e com capacidade de 48 terabytes. O lançamento está previsto para meados de 2017 e ainda não há preço definido.

A placa é composta de vários SSDs de alta capacidade e terá o tamanho de dois drives SSDs tradicionais de 2,5 polegadas. Assim como outros modelos de grande capacidade, esse também terá conector SAS, comumente usado em servidores.

Aparentemente, há uma corrida para o desenvolvimento de drives com maior capacidade que os modelos atuais. Recentemente, a Seagate anunciou um de 60 terabytes, previsto para ser lançado no início de 2017. Este é o SSD de maior capacidade que se tem notícia. Entre os modelos que já estão no mercado, o campeão é um da Samsung, o PM1633A, com 15,36 terabytes de memória.

Essa nova placa de armazenamento da Lenovo tem ajuda de empresas como a Seagate, Toshiba, NxGn Data e Amphenol, como parte de um programa chamado Project Spark. Um protótipo gerado pelo projeto, um SSD do tamanho de um pente de memória e com 6 terabytes de capacidade, está sendo mostrado no Flash Memory Summit em Santa Clara, Califórnia.

Fonte: PC World