Intel lança linha de processadores escaláveis com capacidade para 56 núcleos

Por Nathan Vieira | 07 de Agosto de 2019 às 19h30
Tudo sobre

Intel

Saiba tudo sobre Intel

Ver mais

Xeon Cooper Lake. Essa é a nova aposta da Intel Corporation para sua família de processadores escaláveis e cuja proposta é oferecer até 56 núcleos de processamento por soquete e aceleração de treinamento para Inteligência Artificial (IA). A nova linha estará disponível para consumidores a partir do primeiro semestre de 2020.

Lisa Spelman, que é VP e gerente-geral de Data Center Marketing na Intel, declara: “A série Intel Xeon Platinum 9200, que introduzimos como parte da segunda geração de processadores escaláveis Intel Xeon, gerou muita empolgação entre nossos clientes, que já estão implantando a tecnologia para execução HPC, analytics avançados, inteligência artificial e infraestrutura de alta densidade", afirmou. "A oferta estendida de processadores com 56 núcleos em nossas principais plataformas escaláveis Intel Xeon nos permite atender a uma gama muito mais ampla de clientes que buscam mais desempenho do processador e largura de banda de memória".

Inteligência Artificial

Nova linha de processadores escaláveis da Intel

A empresa anunciou que a nova geração de processadores escaláveis têm maior desempenho de inferência e será o primeiro processador x86 com capacidades integradas de aceleração de treinamento de IA de alto desempenho. Para isso, ele usará o novo suporte bfloat16, que trabalhará em sincronia com o Intel Deep Learning Boost (Intel DL Boost),e que não estava presente ao processador Intel Xeon Platinum 8200 padrão. O Cooper Lake terá ainda compatibilidade de plataforma com o próximo processador Intel Ice Lake, de 10 nanômetros.

Enquanto o lançamento não acontece, os processadores Intel Xeon Platinum 9200 estão disponíveis para compra, em sistemas pré-configurados de fabricantes selecionados, incluindo Atos, HPE, Lenovo, Penguin Computing, Megaware e revendedores autorizados.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.