Intel Core i9 12900K surge em nova listagem com clocks de até 5,1 GHz

Intel Core i9 12900K surge em nova listagem com clocks de até 5,1 GHz

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 13 de Setembro de 2021 às 11h03
Divulgação/Intel

Próximo grande lançamento da Intel aguardado para o final de 2021, a família Alder Lake de 12ª geração será a primeira com design híbrido a chegar aos desktops, prometendo ganhos de desempenho elevados o suficiente para colocar a linha à frente dos rivais Ryzen 5000. Para isso, a empresa empregará uma nova microarquitetura, fabricação em 10 nm e uma mescla de núcleos de alto desempenho (P-Cores) com núcleos de baixo consumo (E-Cores).

Ao que se sabe, a família será liderada pelo Core i9 12900K, que combina 8 P-Cores e 8 E-Cores — a solução já foi vazada por diversas vezes apresentando resultados animadores. Agora, em um novo vazamento, o componente volta a mostrar suas especificações, além de uma evolução substancial em comparação ao antecessor.

Core i9 12900K mostra clocks elevados em nova listagem

O Core i9 12900K foi encontrado pelo renomado leaker TUM_APISAK em uma nova listagem do benchmark SiSoft Sandra, que avalia múltiplos aspectos da CPU além do desempenho. O registro reforça alguns aspectos já conhecidos do processador, como a contagem de núcleos, o consumo estimado de 125 W, o suporte a memórias DDR5 e a quantidade de cache, enquanto revela algumas novidades.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao que parece, o chip deve atingir clocks de 5,1 GHz, número bastante próximo ao entregue pelo Core i9 11900K, o que é um bom sinal — unindo as altas frequências com os ganhos de instruções por clock (IPC) de 19% prometidos pela Intel, podemos esperar por um aumento geral de performance muito promissor. O teste apresenta ainda melhoras notáveis em outras áreas tão importantes quanto a velocidade de operação.

O registro confirma algumas das especificações do Core i9 12900K, como clocks e cache, enquanto indica uma evolução na comunicação entre núcleos do componente (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Segundo o resultado, o Core i9 12900K apresenta uma largura de banda inter-thread média de 112,3 GB/s. De maneira bastante resumida, trata-se da quantidade de dados transferida entre os núcleos e threads do processador por segundo. A novidade mostra ganhos substanciais frente à geração anterior, que chegava a apenas 80,6 GB/s, um aumento de cerca de 30%.

Isso não é suficiente para superar a eficiência entregue pelos rivais Ryzen 9 5900X e Ryzen 9 5950X, que apresentam 133,71 GB/s e 158,55 GB/s, respectivamente. Ainda assim, considerando os avanços em outras áreas, como o próprio IPC, os resultados reforçam o potencial da 12ª geração Alder Lake de colocar a Intel em uma posição competitiva novamente.

Chip pode entregar desempenho similar ao Ryzen 9 5950X

Inúmeros vazamentos indicam que o Core i9 12900K se estabelecerá em um novo patamar de desempenho no mercado, praticamente dobrando o nível de performance do Core i9 11900K e até mesmo superando em cerca de 10% o Ryzen 9 5950X, posicionado acima dos rivais da Intel considerando não apenas a nomenclatura, como também a contagem de núcleos de alto desempenho.

Testes vazados anteriormente já indicavam ganhos impressionantes de desempenho do novo processador em comparação ao antecessor (Imagem: Reprodução/CPU Monkey)

Essa tendência deve ser vista em toda a linha, com modelos como o Core i7 12700K oferecendo desempenho até 60% superior ao entregue pelo Ryzen 7 5800X. Seja como for, não deve demorar muito agora para descobrirmos se a abordagem híbrida trará realmente resultados positivos para a Intel, já que o lançamento da família Alder Lake é aguardado para o final de outubro.

Fonte: WCCFTech, NotebookCheck

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.