Publicidade

Intel anuncia a nova microarquitetura Tremont com menor consumo de energia

Por| 24 de Outubro de 2019 às 20h50

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Intel

Durante a Linley Fall Processor Conference, em São Francisco, a Intel divulgou a Tremont, sua nova microarquitetura x86 de baixo consumo de energia. A nova classe de processadores anunciada irá oferecer maior número de instruções por ciclo (IPC), com mudança significativa comparada a geração anterior.

Desenvolvido para ampliar o poder de processamento, em pacotes de baixo consumo de energia, o Tremont foi fabricado no processo de 10nm e estará presente em sistemas como o do Surface Neo, da Microsoft.

"Nós nos concentramos em uma variedade de cargas de trabalho modernas e complexas, considerando a rede, o cliente, o navegador e a bateria para aumentar o desempenho de maneira eficiente", afirma o arquiteto-chefe da Intel Tremont, Stephen Robinson.

Continua após a publicidade

Superando um histórico ruim

Tremont é o sucessor do Goldmont Plus lançado no ano passado. Em relação aos modelos anteriores, traz avanços no ISA (instruction set architecture), no gerenciamento de energia e em novos recursos de segurança.

No entanto, a Intel traz histórico ruim nos últimos cinco anos com seus processadores para tablets, coisa que pretende reverter com o lançamento e voltar para a competição do mercado.

Modelos antigos, como os processadores Atom, de 2015, ficaram para trás da concorrência em consumo e em desempenho de energia. Já o Willow Trail, de 2016, foi completamente cancelado. O Goldmont Plus, de 2017 e 2018, também não produziu nenhum processador para tablets.

Continua após a publicidade

Portanto, o retorno tardio da Intel para o cenário de energia de baixa potência com o Tremont é uma grande novidade.

Fonte: Intel NewsroomARS Technica