Publicidade

Gigabyte lança atualizações de segurança para BIOS contra vulnerabilidades

Por| 23 de Janeiro de 2018 às 18h35

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Alinhada à Intel em sua empreitada para corrigir os erros causados em milhares de computadores, a Gigabyte, fabricante de placas mãe e placas de vídeo também implementou medidas de segurança e precauções para proteger seus usuários contra as vulnerabilidades de sistemas operacionais que utilizam as tecnologias “Speculative Execution” e “Indirect Branch”.

As mais recentes atualizações de BIOS da Gigabyte integram a última versão do microcódigo da CPU que contorna os principais problemas causados por esta brecha de segurança. A fabricante recomenda que todos os clientes que adquiriram suas placas mãe atualizem as BIOS para as versões mais recentes. Neste link é possível encontrar as correções de BIOS disponíveis por modelo – lembrando que os patches, até o momento, são voltados para os modelos de 6ª, 7ª e 8ª geração de processadores Intel, e plataformas X99/X299.

Esta falha de segurança ocorre por meio de ataques side-channel – um método identificado através de pesquisas externas, cujas informações foram reunidas a partir de observações que analisavam o comportamento físico de certos processos tecnológicos, comuns em máquinas atuais. Códigos maliciosos utilizam este recurso e, ao infectarem um computador, operam normalmente a plataforma para enumerar dados da memória. Todavia, a Gigabyte e a Intel informam que este método não possui potencial para modificar ou deletar dados.

A Gigabyte está trabalhando ao lado de seus desenvolvedores logo após terem sido notificados sobre esse potencial problema, e vem desenvolvendo soluções para atenuar estas questões o quanto antes. Softwares e firmwares atualizados serão disponibilizados nos próximos dias e, ao longo das próximas semanas, continuarão a ser liberados.  

Continua após a publicidade

Fonte: Gigabyte, Intel