Fixstars lança o maior SSD do mundo, com 13 TB de capacidade

Por Redação | 15 de Janeiro de 2016 às 13h35

O mundo do armazenamento tem um novo recordista. A Fixstars anunciou nesta semana o que, pelo menos até o momento, é o maior disco rígido SSD do mundo, com nada menos do que 13 TB de capacidade. Com 2,5 polegadas, o equipamento chega aos Estados Unidos no final de fevereiro por doídos US$ 13 mil, aproximadamente R$ 52 mil.

Se o preço já não é sinal suficiente, as especificações mostram: esse aparelho não é para o usuário comum. De acordo com a fabricante, o público-alvo aqui são as empresas, mais especificamente, aquelas que operam servidores e data centers, ou então as redes internas que dependem de alta flexibilidade e lidam com um gigantesco volume de dados, como a indústria do cinema e suas edições de vídeo com alta qualidade e arquivos gigantescos.

É por isso mesmo que, além de investir no espaço, a Fixstars também fez questão de trabalhar na velocidade. O SSD-13000M tem uma velocidade de leitura de 540 MB por segundo, com 520 MB por segundo na escrita sequencial, tudo isso, claro, sem que o HD perca sua confiabilidade e robustez.

Foi justamente pensando nisso, e também no alto valor que deve ser investido pelos clientes na compra do equipamento, que a fabricante criou também um sistema capaz de quase triplicar a vida útil do disco rígido. Para isso, entretanto, só é possível ocupar metade do espaço total disponível, o que, ainda assim, deixa mais de 6 TB de espaço para trabalhar com os arquivos. Ainda na questão da durabilidade, a Fixstars também trabalhou em sistemas de resfriamento que reduzem o risco de superaquecimento do dispositivo.

Por enquanto, não existe previsão de lançamento do HD em outras regiões do mundo. Além do modelo de 13 TB, a companhia lança também uma versão mais “modesta”, com apenas 10 TB de armazenamento.

Fonte: PC World

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.