Exynos 8895: futuro chip da Samsung tem arquitetura de 10nm e clock de até 4GHz

Por Redação | 09 de Agosto de 2016 às 22h20

Segundo informações de vários portais de comunicação da China, a Samsung já começou os primeiros testes com os seus novos chips Exynos de 10 nanômetros. Enquanto o mais novo Exynos 8890 tem uma arquitetura de 14 nanômetros (estamos falando do chip presente no Galaxy Note 7, lançado na última semana), o futuro Exynos 8895 terá uma arquitetura de incríveis 10 nanômetros, um número que nem a Intel tem pensado em atingir num futuro próximo.

Samsung Exynos

Presente no Galaxy S6, o Exynos 7420 foi o primeiro chip da empresa a ter uma arquitetura de 14nm (Foto: Reprodução/Tech Insights)

Apesar das informações sobre o chip ainda serem incertas, espera-se que a redução da arquitetura gere um ganho considerável de performance e autonomia em relação ao atual 8890. Embora o desempenho não prometa ser muito melhor, o consumo de energia no modelo que está sendo testado deve ser drasticamente menor que em qualquer outro chip da categoria. Em suma, o Exynos 8895 será um processador mais econômico, e consequentemente, mais frio que os anteriormente lançados.

Ainda segundo o que dizem os portais chineses, a Samsung estaria realizando com o 8895 os mesmos testes que fez com o 8890 no início deste ano. O chip estaria sendo levado aos 4GHz em seus núcleos mais potentes, e a nada menos que 2,7GHz em seus núcleos Cortex-A53 projetados para entrar em ação para tarefas mais básicas. Embora os números sejam realmente surpreendentes, é preciso lembrar que se tratam de testes de um produto em fase inicial de desenvolvimento. O modelo 8890 foi testado em frequências que passavam dos 3GHz, mas chegou ao mercado com uma frequência máxima de 2,3GHz nos seus quatro núcleos mais potentes.

Quando questionados sobre a possibilidade do chip superaquecer trabalhando em frequências tão altas, as mesmas fontes que vazaram as informações afirmaram que o consumo do Exynos 8895 é equivalente ao de um processador com 3GHz, frequência que muitos rumores têm atribuído ao futuro Snapdragon 830. Por fim, espera-se que caso os testes da Samsung LSI deem certo na China, o novo padrão de chips com 10 nanômetros já seja testado na próxima geração de smartphones da linha Galaxy S.

Via: PhoneArena