Publicidade

Ex-funcionários da Nokia desenvolvem headset VR com resolução do olho humano

Por| 19 de Junho de 2017 às 14h14

Link copiado!

Ex-funcionários da Nokia desenvolvem headset VR com resolução do olho humano
Ex-funcionários da Nokia desenvolvem headset VR com resolução do olho humano
Tudo sobre Nokia

Um dos maiores problemas da atual tecnologia de realidade virtual, quando se fala de dispositivos como o Gear VR da Samsung ou o Oculus Rift, é a resolução das imagens. Infelizmente, o progresso para a solução desse desafio é lento, pois as empresas que fabricam headsets de VR dependem dos avanços tecnológicos.

A boa notícia é que uma nova empresa, liderada por ex-gerentes de produtos da Nokia e da Microsoft, tem como objetivo diminuir a espera a partir do cruzamento inteligente de hardwares já existentes com softwares avançados. Nesta segunda-feira (19), a startup, batizada como Varjo, foi revelada pela primeira vez.

Urho Konttori, CEO e co-fundador da Varjo, foi responsável pelo desenvolvimento de aparelhos como o Nokia N9 e os Lumia da Microsoft, e sua intenção é criar um headset capaz de executar conteúdos em realidade virtual e aumentada. Apesar de não parecer novidade, já que outras gigantes da tecnologia, como Samsung, Google e Facebook já estarem trabalhando no setor, a grande diferença da Varjo é que a Varjo promete disponibilizar ao público um dispositivo com a mesma resolução do olho humano; ou seja, com imagens 70 vezes mais claras que as dos headsets atuais.

Continua após a publicidade

Para alcançar seu objetivo, a Varjo está utilizando telas pequenas que não cobrem todo o campo de visão do usuário. Além disso, esses painéis serão cercados por displays de baixa resolução nas margens direita e esquerda, simulando o mesmo funcionamento do olho humano. Imitando os filtros aplicados pelo cérebro, o sistema será capaz de filtrar os detalhes que estão fora do foco do usuário, possibilitando maior imersão em realidade virtual.

Para demonstrar a aplicação da tecnologia, a Varjo utilizou um display OLED da Sony combinado com um Oculus Rift. A combinação resultou em uma definição de 3.102 pixels por polegada em cada olho, número bastante superior aos tradicionais, de 455 ppi. É claro que o modelo final do dispositivo não será barato. De acordo com as informações, o headset da Varjo deverá começar a ser disponibilizado ao público no ano que vem por preços salgados, talvez na casa dos milhares de dólares.

Fonte: The Verge