Empresa vai lançar teclados com barras de espaço inteligentes

Por Redação | 04 de Junho de 2015 às 16h30

A barra de espaço deve ganhar, em breve, funções ainda mais interessantes. A Synaptics, uma das mais reconhecidas fabricantes de trackpads para notebooks, anunciou um projeto de transformar a barra de espaço tradicional numa “barra inteligente”, adicionando a ela a capacidade de ser sensível ao toque para a execução de atalhos e melhorias de usabilidade.

O conceito da SmartBar é simples em sua concepção. Quando pressionada, como fazemos enquanto digitamos um texto, ela funcionaria como o usual, dando espaço entre uma palavra e outra. Por outro lado, quando apenas tocada, ou com um deslize do dedo da esquerda para a direita, por exemplo, outras funcionalidades entrariam em ação para facilitar a navegação pela web ou a leitura de documentos.

Os comandos, claro, seriam totalmente personalizáveis, mas ao apresentar sua ideia, a Synaptics mostrou um teclado com barra inteligente e cinco ações atribuídas a ela. Arrastar o dedo da esquerda para a direita, ou vice-versa, permite que a palavra anterior ou seguinte ao cursor do mouse seja selecionada. O movimento de pinça, conhecido dos usuários de smartphones e tablets, também teria presença aqui, e com a mesma função: dar zoom nas informações exibidas na tela.

SmartBar

Fora da janela de texto, o mesmo movimento lateral poderia ser usado para navegar por sites e menus. Pressionar a barra com os dois dedos, um em cada extremidade, poderia abrir uma tela de atalhos especiais, com aplicativos customizados pelo usuário. A Synaptics se volta ainda aos jogadores que se preocupam com a própria performance, afirmando já estar trabalhando com desenvolvedoras para que funcionalidades desse tipo também sejam aplicadas a títulos que exigem movimentos rápidos e diversas ações simultâneas, como no caso de DotA 2 ou League of Legends, por exemplo.

De acordo com a fabricante, porém, o céu é o limite, e o sistema da barra inteligente está sendo desenvolvido para que cada empresa faça o que quiser com ele. A tradição de trabalhar com companhias como HP, Dell e Lenovo, algumas das maiores produtoras de notebooks do mundo, também deve acelerar o processo de adoção da smart bar.

É uma ideia semelhante, por exemplo, ao Force Touch, da Apple, um sistema que detecta a pressão dos cliques exercidos sobre o trackpad para dar funções adicionais a ele. Como o sistema funciona pela força, é eficaz também para detectar quando o usuário está apertando o botão de verdade ou quando apenas resvalou sem querer nele, uma situação que a Synaptics também precisa levar em conta em suas barras inteligentes de forma a não a ver se tornando mais um incômodo do que uma melhoria.

Apesar de a empresa não ter apresentado um protótipo da novidade à imprensa, ela diz que a tecnologia já está pronta e à disposição dos fabricantes. A Synaptics espera que os primeiros notebooks com a SmartBar cheguem ao mercado ainda neste ano.

Fonte: Synaptics

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.