Em breve, você poderá ter um HD de 18 TB em seu computador

Por Redação | 11 de Abril de 2016 às 22h20
photo_camera Gizmodo

No início deste ano, a Seagate começou a distribuir o seu HD munido com gás hélio e que oferece 10 TB de armazenamento. Se você já achou isso surpreendente para um simples disco rígido, prepare-se, pois o futuro será ainda mais espaçoso — ao menos é o que afirma um relatório divulgado hoje (11) pela TrendFocus. De acordo com o estudo, em breve, HDs preenchidos com gás hélio permitirão a criação de dispositivos com até 18 TB de espaço para você guardar todos os seus arquivos.

Isso porque esta tecnologia vai permitir a combinação de mais discos magnéticos (os platters) dentro de um mesmo HD, justamente as peças nas quais os dados são gravados. Com mais platters, mais espaço fica condensado dentro de um dispositivo convencional de 3,5 polegadas. Acredita-se que já para 2017 teremos no mercado discos com nove discos um pouco maiores, com cada um gravando até 1,5 TB (gerando um total de 14 TB de armazenamento). Seguindo esta lógica, a TrendFocus, que é especializada em armazenamento, sugere que a evolução dos discos magnéticos permitirá que em 2018 a criação de HDs de 18 TB.

Obviamente, o alvo inicial destas novas tecnologias são as empresas que precisam armazenar grandes quantidades de dados, como os data centers para os onipresentes serviços na nuvem. Contudo, é razoável crer que este avanço acabe gerando um efeito cascata positivo, com benefícios semelhantes sendo reproduzidos também para os usuários domésticos, especialmente no médio prazo.

Via The Register

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.