Dois novos chipsets Exynos, da Samsung, têm especificações vazadas online

Por Sérgio Oliveira | 06 de Junho de 2017 às 08h07

Até pouco tempo atrás a Samsung era praticamente totalmente dependente de fabricantes terceiras para fazer seus dispositivos móveis funcionarem. Porém, de um tempo para cá a empresa sul-coreana tem investido pesado em seus próprios chipsets Exynos. E, numa clara demonstração de que essa estratégia vem dando muito certo, nesta terça-feira (06) surgiram detalhes de dois novos chips da linha online.

Exynos 9610

Ao que tudo indica, o primeiro deles é o Exynos 9610, um intermediário que tem tudo para competir em pé de igualdade com o Snapdragon 660, da Qualcomm. Construído com litografia de 14 nm, o chipset teria um total de oito núcleos de processamento, sendo quatro deles Cortex-A73 e outros quatro Cortex-A53, seguindo aquela estratégia de núcleos mais poderosos associados a núcleos mais modestos para consumir menos energia.

Ainda de acordo com o vazamento, o Exynos 9610 chegaria acompanhado de uma GPU Mali-G72, que tem o mesmo desempenho da G71 consumindo 25% menos energia e oferece suporte a aplicações de realidade virtual e machine learning.

Fechando o pacote, os boatos alegam que o chipset virá acompanhado de um modem Cat. 13 LTE. Graças a isso, os dispositivos equipados com o 9610 alcançarão velocidades de até 600/150 Mbps -- a mesma do topo de linha Galaxy S7. Em outras palavras, temos diante de nós uma variante mais acessível de um chipset lançado para os topo de linha no ano passado.

Exynos 7872

Ainda na mesma crista do vazamento, foram divulgados supostos detalhes do Exynos 7872, chipset um pouco mais modesto e que conta com apenas seis núcleos. O processo de fabricação é o mesmo, de 14 nm, e ele vem com dois núcleos de desempenho (Cortex-A72) e quatro discretos (Cortex-A63).

A GPU e o modem empregados no 7872 também são mais modestos e da geração passada: uma Mali-G71 e um Cat. 7 de 300/100 Mbps.

Devido à natureza de seus componentes, acredita-se que este Exynos será voltado para mercados emergentes, sobretudo o chinês, onde a Samsung vem apostando cada vez mais.

Ainda não há informações de quando o Exynos 7872 verá a luz do dia, mas já especulações de que o Exynos 9610 chegará ao mercado antes das festas de fim de ano, indicando que a Samsung pode estar preparando novidades para este segundo semestre. Aguardemos.

Fonte: My Fix Guide, My Smart Price

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.