DirectX 12 permite combinar placas de vídeo NVIDIA e AMD

Por Redação | 28 de Outubro de 2015 às 08h06

O DirectX 12 permite que os usuários possam combinar placas de vídeo NVIDIA e AMD em uma única máquina. Testes realizados com o jogo Ashes of Singularity, único título compatível com a API da Microsoft, utilizaram modelos de GPUs das duas fabricantes simultaneamente. Com a combinação de ambas, em alguns casos os resultados foram eficientes.

Para os testes, as placas utilizadas foram a GeForce GTX 980 Ti e a Radeon R9 Fury X. Neste cenário, foi possível analisar que, dependendo da combinação, o desempenho pode aumentar em mais de 50%. Outro fator importante revelado nos testes foi o impacto que a escolha da placa principal pode ter na performance do jogo. Com a Fury X sendo escolhida como a principal e a GTX 980 Ti como a secundária, o desempenho foi levemente superior à combinação inversa.

Além de aceitar a combinação de GPUs de fabricantes distintas, o DirectX 12 também permite combinar placas da mesma marca, elevando o desempenho das GPUs. Nos testes, foram utilizadas uma GTX 980 Ti e uma GTX Titan X, o que revelou que as tecnologias de combinação de cada empresa permitem ter um resultado mais satisfatório de desempenho.

DirectX 12

As imagens revelam os resultados dos testes e das combinações entre as placas GeForce GTX 980 Ti e a Radeon R9 Fury X durante o game Ashes of Singularity.

DirectX 12

Outro ponto positivo do DirectX 12 é que ele promete colocar fim ao problema de soma de memórias das placas combinadas, visto que atualmente a combinação de uma Crossfire ou SLI permite a utilização de memória apenas da placa primária, sendo excluída a memória da placa secundária ou as demais que venham a ser utilizadas em conjunto.

Fonte: AnandTech

Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/2015/10/26/38307/confirmado-direct-x-12-permite-combinar-placas-de-v-deo-amd-e-nvidia

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.