Descubra se já é hora de trocar a bateria do seu dispositivo

Por Redação
photo_camera Divulgação

Infelizmente, a bateria de um dispositivo móvel ou notebook não dura para sempre. É possível perceber isso nos dispositivos com apenas alguns meses de uso, pois os aplicativos ficam mais lentos, a bateria acaba rápido e demora para recarregar. Se isto está acontecendo com a bateria do seu aparelho, é sinal de que já é hora de substitui-la.

As baterias não mudam o status de bom para ruim de uma hora para outra, elas vão ficando fracas com o passar do tempo. Muitas vezes o processo é tão gradual que o usuário sequer percebe que ela está enfraquecendo.

Muito embora existam algumas dicas que ajudam a prolongar a vida da bateria, mais cedo ou mais tarde ela deixará de funcionar razoavelmente e chegará a hora de providenciar uma nova e trocá-la. Descubra agora como saber a hora certa de fazer isso.

Como conferir a saúde da bateria em um dispositivo

Alguns dispositivos exibem uma mensagem para o usuário informando que a bateria já está em estado crítico e outras não. Contudo, existe uma maneira diferente de conferir essa informação em cada tipo de dispositivo. Veja:

Notebooks com Windows

Neste caso, o ideal é usar o software BatteryInfoView, que exibe todas as informações necessárias para acompanhar o desempenho da sua bateria.

Battery Info View

MacBook

No laptop da Apple não é preciso instalar nenhum programa, basta segurar a tela "Option" e clicar no ícone de bateria na barra de menu para ver o estado do componente.

iPhones e iPads

Neste caso também será preciso instalar um aplicativo, como o CoconutBattery. Baixe-o aqui.

Android

Abra a opção de fazer ligações e digite o seguinte código: *#*#4636#*#*. Uma tela de testes vai aparecer, então toque em "Informações da bateria" para ver a saúde do componente.

Conferir bateria Android

Quando é hora de trocar a bateria

A vida útil da bateria começa a prejudicar o desempenho do dispositivo quando ela atinge o nível de capacidade de 40%, mas, ainda assim, alguns usuários não se incomodam. Caso você seja algum deles, procure sempre seguir dicas para prolongar a vida da peça e adiar o processo de substituição.

Como substituir a bateria

Em caso de dispositivos com a bateria embutida, o ideal é levar em alguma assistência técnica autorizada para que a troca seja feita corretamente, Caso a peça seja removível, basta se certificar que comprou o modelo certo e trocá-la.

Via: How to Geek

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.