Publicidade

Criador do Linux critica a Intel pela resposta a falhas de segurança: "lixo"

Por| 22 de Janeiro de 2018 às 12h21

Link copiado!

Criador do Linux critica a Intel pela resposta a falhas de segurança: "lixo"
Criador do Linux critica a Intel pela resposta a falhas de segurança: "lixo"
Tudo sobre Intel

O criador do Linux, Linus Torvalds, não poupou palavras ao comentar a resposta da Intel ao Meltdown e Spectre, recentes falhas de segurança encontradas em seus processadores e que colocaram milhares de computadores ao redor do mundo em risco. De acordo com o especialista, as correções liberadas pela empresa são “um completo lixo”, enquanto a posição de seus representantes sobre a questão é uma “loucura”.

As críticas foram publicadas em um grupo de discussão por e-mail, usado por programadores de renome da plataforma aberta. Ao mesmo tempo em que assumia um tom agressivo, Torvalds também se mostrou preocupado com o fato de as atualizações liberadas pela Intel representarem apenas a ponta do iceberg, uma vez que os problemas encontrados estão relacionados a falhas estruturais no design do hardware.

Para ele, a empresa não estaria encarando os problemas com a seriedade necessária, enquanto permite que toda a interface de seus produtos seja “mal desenhada por idiotas”. Ainda, afirma que a Intel não diz a verdade sobre todo o assunto e que toma atitudes que não fazem sentido, o que a torna questionável e alvo de grande suspeita.

O principal motivo para isso seria o fato de que a proteção contra a brecha utilizada no Spectre e Meltdown faria os processadores da marca se saírem mal em testes de benchmark. A própria Intel admitiu tal questão, mas de maneira diferente, ao revelar que as correções para as aberturas poderiam causar quedas severas no desempenho dos computadores, de acordo com o tipo de atividade que estiver sendo realizada.

Continua após a publicidade

Além disso, relatos de usuários apontam problemas de funcionamento com componentes da AMD e diferentes configurações de software, indícios de um desenvolvimento apressado para resolver a questão. Torvalds não fala diretamente sobre tais assuntos, mas cita, de maneira técnica, diferentes razões para o problema e também para sua alegação de que a abordagem da Intel sobre toda a questão soa como loucura.

Ao final de seu texto, o criador do Linux diz que a comunidade precisa de algo melhor do que tudo isso, esperando que as falhas de segurança sirvam como um pretexto para um redesign completo dos componentes da Intel. A companhia, entretanto, continua incentivando a instalação das atualizações de segurança e trabalhando com outros fabricantes para conter o problema.

Descobertas no final do ano passado, as falhas que ficaram conhecidas como Spectre e Meltdown podem afetar até mesmo computadores com mais de 20 anos de idade. Considerada “catastrófica” por muitos especialistas em segurança, a brecha permite que hackers tenham acesso a informações confidenciais por meio de um sistema criado para fazer com que os processadores funcionem de forma mais rápida ao preverem as ações do usuário ou aplicativos em execução.

Fonte: LKML, SlashDot