Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPU AMD Ryzen 4000 com Zen3 terá versão com 10 núcleos, aponta rumor

Por| 08 de Setembro de 2020 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/Twitter/AMD
Reprodução/Twitter/AMD
Tudo sobre AMD

Parece que a nova representante da linha de CPUs Ryzen, da AMD, vai vir com um diferencial na configuração de núcleos. Referências encontradas no firmware AGESA 1.0.8.1 indicam que a nova geração de CPUs para desktops da marca, atualmente conhecida pelo codinome “Vermeer”, terá opções deca-core, ou seja, com dez núcleos de processamento. A família atual da empresa, “Matisse”, está disponível em opções com 4, 6, 8, 12 e 16 núcleos.

A revelação foi feita por Yuri Bubliy, mais conhecido como 1usmus. O programador é responsável por ferramentas populares entre usuários das plataformas AMD AM4, como o ClockTuner e o DRAM Calculator.

Continua após a publicidade

Segundo Bubliy, a referência ao novo processador pode ser encontrada em qualquer arquivo com a versão do AGESA mencionada. O firmware é disponibilizado pela AMD para que as fabricantes de placas-mães adicionem ou melhores a compatibilidade de suas placas com processadores compatíveis.

A nova família Ryzen 4000 — não confundir com as APUs Ryzen 4000 em notebooks e desktops com vídeo integrado — será compatível com placas-mães existentes no mercado que utilizam os chipsets X570, B550, X450 e B450.

Bubliy não deu detalhes de qual linha — Ryzen 7, Ryzen 5, etc. — irá adotar a configuração com 10 núcleos, mas ele descreveu outras novidades trazidas pela nova arquitetura, incluindo opções mais granulares para definir o aumento de frequência de cada núcleo (“boost”, na nomenclatura usada pela AMD) e ainda divisores para o barramento Inifinity Fabric, que devem facilitar a aplicação de overclocks na memória RAM.

Continua após a publicidade

A nova família de CPUs para desktops da AMD está prometida para o final deste ano, mas ainda não tem data oficial de lançamento anunciada.

ArquiteturaZen2Zen+Zen
FamíliaRyzen 3000Ryzen 2000Ryzen 1000
Ryzen 34 núcleos4 núcleos4 núcleos
Ryzen 56 núcleos4 ou 6 núcleos4 ou 6 núcleos
Ryzen 78 núcleos8 núcleos8 núcleos
Ryzen 912 ou 16 núcleosn/dn/d

Fonte: 1usmus via WCCFTech