Conseguiram fazer um Core i7-7740K rodar a 7,5 GHz sem fritar

Por Redação | 09 de Junho de 2017 às 12h46

Um grupo de overclockers conseguiu nesta semana ir além dos limites e alcançar a impressionante marca dos 7,5 GHz de velocidade de clock (clock speed). Para isso, eles utilizaram um processador Intel Kaby Lake (sétima geração) i7-7740K e uma placa mãe premium X299-SOC, da Gigabyte.

O feito ocorreu durante uma competição realizada no Gigabyte OC Lab. Na ocasião, diversos grupos de overclockers se uniram para quebrar recordes mundiais na modalidade e também para mostrarem a potência do modelo mais moderna da fabricante de placas-mães.

Para chegarem à velocidade de clock de 7,5GHz, os overclokers utilizaram hélio líquido, que é capaz de resfriar o processador em temperaturas próximas a -250 °C. Adentrando um pouco mais nas especificações do supercomputador, também foram utilizados dois pentes de memória Corsair Vengeance LPX, totalizando 16 GB de RAM, bem como uma fonte de energia AX 1500i, também da Corsair.

Com isso, a Gigabyte conquista o recorde mundial nas categorias 3DMark03, 3DMark06 e Aquamark, sendo que o recorde 3DMark06 foi quebrado duas vezes utilizando diferentes placas de vídeo.

Via: PC Gamer