Computador muito mais rápido com apenas R$ 120 de investimento? SSD nele!

Por Redação | 17 de Outubro de 2018 às 17h48

Você que nos acompanha aqui no Canaltech já deve ter se deparado com o termo SSD em algumas notícias sobre especificações de PCs e laptops. Vamos destrinchar o assunto abaixo, mas, resumidamente, SSD é uma unidade de armazenamento que é a evolução do HD, sendo menos volátil, com memória flash e, portanto, mais estável e veloz.

A diferença entre usar um HD e um SSD em sua máquina é brutal, pois o SSD é muito melhor em estabilidade e velocidade. Colocando de uma outra forma, com um SSD no lugar de seu antigo HD, sua máquina vai "voar", iniciando o sistema e os programas muito mais rapidamente, e você ainda tem a segurança de que seus arquivos estarão muito mais protegidos.

E agora uma notícia melhor ainda: você pode, literalmente, turbinar o seu computador sem precisar investir em mais RAM, e gastando pouco dinheiro com isso: é só escolher entre os modelos de SSD disponíveis com um belo desconto na Amazon Brasil, que estão custando a partir de R$ 119!

O que é SSD?

SSD é sigla para Solid State Drive (ou Disco em Estado Sólido, na tradução), e a peça é fabricada em torno de um circuito integrado semicondutor que é responsável pelo armazenamento — o que é diferente do sistema magnético do HD, também com a diferença de o SSD possuir memória flash, a mesma utilizada no seu smartphone e pendrive.

Os componentes fundamentais dos SSDs são justamente o controlador e a memória flash, esta que não exige partes móveis ou motores para funcionar, sendo a responsável direta por guardar todos os arquivos. E como o SSD funciona eletricamente, ele é muito mais veloz para ler e escrever no disco.

Já o controlador tem a função de gerenciar a troca de dados entre computador e a memória flash, sendo ele um dos grandes responsáveis pelo desempenho do SSD. Ele criptografa informações, mapeia partes que possam apresentar defeitos no SSD, aumenta a vida útil da memória flash e ainda administra o cache de leitura e escrita de arquivos.

Vantagens do SSD

Agora vamos destrinchar as vantagens que o SSD tem sobre o HD tradicional. Começando, vamos destacar algo importante para muitos: o SSD é completamente silencioso e ainda por cima é resistente a quedas. Chega de computador fazendo barulho como se fosse um avião decolando, e chega de perder arquivos porque seu notebook deu aquela caída rápida no chão!

Ainda, um SSD consome muito menos energia do que um HD, o que é especialmente relevante para laptops — a bateria dele, fora da tomada, dura muito mais. Para melhorar, o SSD consegue operar em temperaturas mais altas do que um HD comum, então aqueles dias quentes de verão não são tão prejudiciais se você usar um SSD no lugar do HD.

Já quanto à velocidade, o SSD deixa o HD no chinelo. Como o disco de estado sólido (ou SSD) não possui partes móveis, possuindo apenas a memória flash, ele é muito mais rápido para funcionar. É que, enquanto o HD usa um prato magnético para salvar os dados, que são acessados por um braço mecânico que precisa percorrer todo o disco para buscar os arquivos, o SSD tem todos os arquivos guardados em módulos de memória flash, o que é muito mais rápido para acessar dados e inicializar programas e o sistema operacional. A diferença realmente é gritante, principalmente ao acessar programas ou arquivos pesados!

As capacidades de armazenamento são variadas: há opções desde 120 GB até 1 TB nas ofertas da Amazon — aí vai da sua necessidade, entre priorizar o menor preço, com menos armazenamento, ou se pode investir um dinheirinho a mais e optar por um SSD mais parrudo.

Detalhes importantes que você deve considerar

As ofertas de SSD na Amazon estão imperdíveis, e a ânsia de apertar o botão de "comprar" antes que a promoção acabe é grande, a gente sabe. Mas, antes disso, considere alguns detalhes que são importantes para você não arriscar comprar o modelo errado para sua máquina ou ter dores de cabeça após a instalação — que recomendamos que seja feita por um profissional qualificado, a fim de evitar problemas com o jeitinho brasileiro do "faça você mesmo".

Entre as especificações de cada SSD, você verá algo chamado interface SATA III em grande parte dos modelos atuais. Isso significa que sua máquina precisa ter uma porta compatível (SATA III), e se o computador somente comportar SATA II, o desempenho de seu SSD será prejudicado.

Outro ponto importante é o tamanho do SSD. Os modelos mais comuns têm 9mm e são compatíveis com qualquer notebook convencional; já se o seu for daqueles ultrafinos, você vai precisar de um SSD de 7mm. E se você quer instalar um SSD em um PC, precisa procurar por modelos que tragam kits de compatibilidade para que o encaixe seja feito corretamente, beleza?

Agora, se você usa Windows, fique atento a mais esses detalhes: após a instalação do SSD, o Windows normalmente desativa o desfragmentador de arquivos quando detecta que um SSD está ali, mas outros programas não o fazem. Então, é importante você lembrar que jamais deve desfragmentar um SSD como é comum de ser feito com HDs. É que suas células possuem um número máximo de vezes que podem ser reescritas com dados diferentes, com esse limite, claro, variando de modelo para modelo. Então, desfragmentar um SSD adiciona uma carga excessiva e desnecessária na transferência de dados, não fazendo diferença alguma no desempenho. Ou seja: se fragmentar o disco, você só vai reduzir a vida útil do SSD e não vai sentir melhoria em sua performance.

SSDs com descontos imperdíveis na Amazon Brasil

Conferimos a lista de SSDs à venda pelo site da Amazon Brasil e separamos alguns modelos interessantes que estão com um desconto de encher os olhos. Vamos lá:

Sandisk

Kingston

Western Digital

Kingston HyperX

Mais opções

Os modelos acima são apenas os que a gente destacou por serem muito bons e estarem com preços extremamente em conta. Mas a Amazon Brasil oferece muitos outros e, caso nenhum dos acima esteja dentro do que você precisa em relação a armazenamento e preço, você pode conferir a lista completa de SSDs disponíveis na loja virtual.

E, nesta outra lista, você confere outras unidades de armazenamento, entre HDs, HDs externos, SSDs, cartões de memória e pendrives.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.