Com X20, Qualcomm promete modem LTE mais rápido que fibra

Por Redação | 21.02.2017 às 17:30

Que as conexões sem fio via 4G e a futura 5G estão ficando cada vez mais rápidas, isso não é nenhuma novidade. Mas a Qualcomm afirma que não vai demorar muito para que os modems cheguem no nível de conexões via fibra, o padrão atual para internet veloz e estável.

Para mostrar seu novo modem LTE (4G) Snapdragon X20, a empresa lançou uma importante pergunta : se você pudesse ter conexões melhores que fibra em seu smartphone LTE, você se daria o trabalho de ter uma conexão fixa de internet em casa?

Segundo a fabricante, o novo X20, segundo chip LTE da empresa capaz de entregar velocidades na casa dos gigabits, poderá suportar downloads de categoria 18, chegando a 1,2 Gbps em redes 4G. Na parte do upload, o novo chip fica na categoria 13, com 150 Mbps, abaixo do que fibra é capaz de prover, mas para um chip mobile é uma altíssima velocidade.

No caso do Brasil, onde ainda não existem conexões de fibra na casa do gigabit oferecidas pelas grandes operadoras, o novo chip da Qualcomm realmente pode entregar velocidades acima da banda larga fixa. Entretanto, resta saber se as redes 4G do país serão capazes de entregar estas altas velocidads para os próximos smartphones que contarão com o hardware.

De acordo com a Qualcomm, por enquanto o Snapdragon X20 está em testes limitados com alguns consumidores e os primeiros smartphones a contarem com a novidade só deverão chegar ao mercado a partir da primeira metade de 2018. O que resta é esperar.

Fonte: Slashgear