Com nova plataforma, Qualcomm quer se tornar referência em conexão automotiva

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 11h11

A Qualcomm anunciou o lançamento de sua nova plataforma de conexão automotiva cujo objetivo é auxiliar empresas na adoção de novas tecnologias nos veículos da próxima geração. Denominada de Connected Car Reference Platform, a novidade deverá simplificar o processo de desenvolvimento e implementação de tecnologias que serão utilizadas nos veículos de top de linha.

A nova plataforma da norte-americana embarcará as tecnologias 4G LTE, Wi-Fi, Bluetooth e comunicação Vehicle-to-X (V2x). O processador Snapdragon X12 e os modens LTE X5 serão utilizados para impulsionar a conectividade de veículos com Gigabit Ethernet e com tecnologias futuras, que incluem o 5G. De acordo com a empresa, "a plataforma está desenhada para manter o ritmo de crescimento inovador experimentado pelo setor automotivo devido aos últimos avanços nas conexões 4G, Wi-Fi, Bluetooth e comunicação de 'veículo todo' (V2x)".

Plataforma automotiva da Qualcomm

A Qualcomm deseja que todas as fabricantes tenham um ponto de partida que ofereça escalabilidade; suporte ao software de OEM, fabricante de equipamentos originais ou de terceiros; e a possibilidade de realizar protótipos.

Atualmente, a companhia comercializa mais de 340 milhões de processadores, enviando-os para mais de 20 montadoras do setor automotivo. Sendo uma das líderes neste segmento, a empresa entendeu ser necessária a padronização do processo de adesão de novas tecnologias diante da proliferação dos veículos autônomos de empresas como Google, Uber e Tesla.

Com a Connected Car Reference Platform, a Qualcomm espera fechar parcerias com fabricantes que renderão importantes acordos de vendas de licenças, de maneira que isso possa sustentar seu negócio no segmento. A expectativa é que a plataforma de referência automotiva da empresa esteja disponível ainda neste ano.

Via Android Central

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.