Com nova plataforma, Qualcomm quer se tornar referência em conexão automotiva

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 11h11

A Qualcomm anunciou o lançamento de sua nova plataforma de conexão automotiva cujo objetivo é auxiliar empresas na adoção de novas tecnologias nos veículos da próxima geração. Denominada de Connected Car Reference Platform, a novidade deverá simplificar o processo de desenvolvimento e implementação de tecnologias que serão utilizadas nos veículos de top de linha.

A nova plataforma da norte-americana embarcará as tecnologias 4G LTE, Wi-Fi, Bluetooth e comunicação Vehicle-to-X (V2x). O processador Snapdragon X12 e os modens LTE X5 serão utilizados para impulsionar a conectividade de veículos com Gigabit Ethernet e com tecnologias futuras, que incluem o 5G. De acordo com a empresa, "a plataforma está desenhada para manter o ritmo de crescimento inovador experimentado pelo setor automotivo devido aos últimos avanços nas conexões 4G, Wi-Fi, Bluetooth e comunicação de 'veículo todo' (V2x)".

Plataforma automotiva da Qualcomm

A Qualcomm deseja que todas as fabricantes tenham um ponto de partida que ofereça escalabilidade; suporte ao software de OEM, fabricante de equipamentos originais ou de terceiros; e a possibilidade de realizar protótipos.

Atualmente, a companhia comercializa mais de 340 milhões de processadores, enviando-os para mais de 20 montadoras do setor automotivo. Sendo uma das líderes neste segmento, a empresa entendeu ser necessária a padronização do processo de adesão de novas tecnologias diante da proliferação dos veículos autônomos de empresas como Google, Uber e Tesla.

Com a Connected Car Reference Platform, a Qualcomm espera fechar parcerias com fabricantes que renderão importantes acordos de vendas de licenças, de maneira que isso possa sustentar seu negócio no segmento. A expectativa é que a plataforma de referência automotiva da empresa esteja disponível ainda neste ano.

Via Android Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.