Publicidade

China lança novo cabo GPMI superveloz para brigar com HDMI

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance
Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance

A China continua apresentando novidades para a indústria de tecnologia em diferentes níveis. Depois de um chip de nível atômico, agora o país revela um novo padrão de conexão para rivalizar com o HDMI, DisplayPort e USB-C. Chamado de General Purpose Media Interface (GPMI), a novidade oferece até 192 Gbps de transferência de dados, mais que o dobro do HDMI 2.2.

Em tradução livre, o nome da invenção significa "interface de mídia para uso geral", já que ele é capaz de lidar com áudio, vídeo, rede e transferência de energia, chegando a nada menos que 480 W. Essas características podem tornar o GPMI o padrão mais avançado da indústria com uma boa folga.

Potência máxima do GPMI só com conexão proprietária

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em se tratando de um cabo físico, o GPMI usa conectores USB-C e um formato proprietário Tipo-B. Com o USB-C, no entanto, o novo padrão chinês não alcança todo o seu potencial, entregando 96 Gbps e 240 W, não muito diferente do que é possível as conexões atuais que todo mundo conhece.

Já os 192 Gbps e 480 W só serão possíveis no padrão USB-B proprietário. Apesar disso, é importante ressaltar que, mesmo no padrão USB-C, a velocidade entregue já supera o que existe de melhor no mercado. O grupo responsável pela invenção garante que o GPMI pode ser usado em toda a indústria de tecnologia ao entregar transferência de dados com rede, vídeo, áudio e energia em um único pacote.

Com isso, as ofertas da indústria ficam assim:

  • HDMI 2.1 - até 48 Gbps/sem energia
  • HDMI 2.2 - até 96 Gbps/sem energia
  • USB-C - até 80 Gbps/240 W
  • DisplayPort 2.1b - 80 Gbps/sem energia
  • GPMI Tipo-C - 96 Gbps/240 W
  • GPMI Tipo-B - 192 Gbps/480W

Grandes marcas chinesas como Huawei, TCL, Sharp, entre várias outras, já trabalham na implementação do novo padrão. Resta saber se o novo padrão de cabo será adotado amplamente ou se ficará restrito apenas a companhias asiáticas.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade