Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chegada de novos Chromebooks deve aumentar escassez de chips Intel no mercado

Por| 11 de Março de 2019 às 20h20

Link copiado!

Chegada de novos Chromebooks deve aumentar escassez de chips Intel no mercado
Chegada de novos Chromebooks deve aumentar escassez de chips Intel no mercado
Tudo sobre Intel

De acordo com uma reportagem publicada pela Digitimes Research, a oferta de processadores Intel no mercado, principalmente dos modelos mais populares, deverá diminuir ainda mais no segundo trimestre deste ano, o que poderá levar a um aumento de preços de todos os processadores da empresa, que acredita conseguir estabilizar o mercado e suprir toda a demanda apenas no final do ano.

Essa não é a primeira vez em que a Intel tem problemas para suprir a demanda do mercado por processadores da empresa, e desde agosto de 2018 os baixos números de processadores Core i5, Pentium e Atom disponíveis têm atrapalhado as operações de assistências técnicas de marcas como HP, Lenovo e Dell. A Intel ainda não conseguiu estabilizar sua operação para suprir toda a demanda desses componentes, o que aumentou a procura por processadores Core i3 — e esse aumento da procura pode colocar também esses chips em falta no mercado.

A maior preocupação dos fornecedores é que, como nos próximos meses deverão ser lançados no mercado uma série de novos Chromebooks, a quantidade de processadores Intel disponíveis no mercado ficará ainda menor. Essa escassez não deverá afetar tanto as grandes distribuidoras e fabricantes que já estocam chips para durar meses, mas principalmente as pequenas assistências e lojas de informática.

Esses problemas estão acontecendo principalmente pelas mudanças que a Intel está fazendo em suas linhas de produção, já que a empresa pretende lançar seu primeiro processador de 10 nm no final deste ano — o que tem de certa forma atrapalhado a fabricação dos processadores de 14 nm que a empresa já possui no mercado. Assim que finalizar as mudanças em sua linha de produção, a Intel acredita que deverá aumentar sua capacidade produtiva em cerca de 25%, o que ela acredita ser suficiente para garantir que não haja mais problemas de demanda — mas essas mudanças deverão ser finalizadas apenas em meados de agosto deste ano.

Continua após a publicidade

Quem provavelmente irá se beneficiar com os problemas de produção da Intel é a AMD, quem tem tido bastante sucesso com sua linha de processadores Ryzen nos últimos anos e irá lançar a próxima geração desses chips dentro dos próximos meses.

Fonte: DigiTimes