Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | Dell Concept Nyx ganha controle e idealiza central de lazer

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2023 às 11h10

Link copiado!

Dell
Dell
Tudo sobre Dell

Na CES 2023, a Dell trouxe novidades sobre o Concept Nyx, conceito de servidor de games local apresentado pela marca na edição 2022 da feira. Ainda mantido em desenvolvimento, o projeto evoluiu recebendo um controle dedicado premium, com recursos pensados para acesso facilitado e transição mais suave entre telas, além de novas ambições, que visam torná-lo uma verdadeira central de entretenimento e gerenciamento da casa.

Revelado no ano passado, o Concept Nyx trouxe uma proposta muito similar ao de serviços de streamingcomo o Xbox Cloud Gaming e o Nvidia GeForce NOW, mas possuía como diferencial o uso de um poderoso servidor local na casa do usuário, evitando quaisquer tipo de atrasos ou problemas decorrentes de soluções baseadas na nuvem. A visão da Dell era permitir que o usuário jogasse em qualquer tela disponível por todos os ambientes da residência, sejam celulares, TVs, tablets ou monitores.

Continua após a publicidade

Para 2023 essa ideia foi mantida, mas ganhou a ambição de ser expandida para se tornar uma central de entretenimento e gerenciamento da vida conectada. A gigante está estudando a possibilidade de implementar atividades que não sejam relacionadas com games, como apps de mensagens e reprodução de vídeo, que utilizariam a função de tela dividida anunciada anteriormente como base.

Outro ponto importante a receber melhorias foi o controle parental — a empresa está avaliando meios de facilitar o acompanhamento das crianças e jovens pelos responsáveis, e até possibilitar que haja interação remota com eles. No entanto, o maior destaque do anúncio de hoje é o desenvolvimento de um novo controle dedicado para o Concept Nyx, que usa como inspiração os teclados e mouses gamer.

Trazendo design com elementos característicos da Alienware, o acessório possui leitor de digitais integrado ao logo de Alien da marca, reconhecendo instantaneamente o usuário e carregando sua biblioteca de jogos no dispositivo para o qual o joystick estiver apontado. Há também um direcional digital com superfície de toque, chamado pela Dell de Omni Pad, por contar com diferentes atalhos para as múltiplas direções disponíveis, e botões Shift para acessar centenas de funções configuráveis.

Continua após a publicidade

Para agilizar a vida do jogador, cada game teria um overlay dedicado para sinalizar quais atalhos foram configurados. Fechando o pacote de recursos ambiciosos em estudo está a implementação de uma assistente de Inteligência Artificial, que auxiliaria o usuário através da voz a gerenciar aspectos como mensagens e ligações sem que a sessão de games ou vídeos seja interrompida.

O Dell Concept Nyx segue como um conceito, e portanto não possui qualquer previsão de preço ou data de disponibilidade. Vale destacar que há a possibilidade do projeto nunca sair do papel, mas é muito provável que ao menos alguns dos recursos sejam eventualmente utilizados em futuros produtos da companhia.