Bluetooth terá velocidade dobrada e alcance melhorado em 2016

Por Redação | 12.11.2015 às 11:43

A Bluetooth Special Interest Group (SIG), organização que define os padrões do Bluetooth, anunciou que em 2016 a tecnologia será aprimorada, ganhando um aumento de 100% em sua velocidade. Sim, a velocidade do Bluetooth vai dobrar e ainda vai melhorar seu alcance!

O aumento da velocidade não será acompanhado pelo aumento no consumo de energia do dispositivo. Ou seja, seu smartphone, notebook, televisão ou videogame poderá trocar dados com outros aparelhos com mais rapidez sem que isso pese na conta de luz. Os planos também incluem um possível aumento de quatro vezes no alcance do Bluetooth, o que vai permitir trocar dados de um celular para outro, por exemplo, sem que seus usuários estejam tão perto um do outro.

No anúncio oficial, o Bluetooth SIG também revelou a criação do Bluetooth Smart Mesh Working Group, que será responsável por implementar redes mesh (também conhecidas como redes de malha), na tecnologia. Essa melhoria fará com que seja possível conectar grandes residências, ou até mesmo prédios inteiros, com a tecnologia Bluetooth.

Tantas melhorias trarão mais praticidade ao consumidor e abrirão um leque de novas possibilidades no uso empresarial. “O mapa de melhorias no Bluetooth é uma expressão poderosa de nossa missão para continuar sendo um catalisador da inovação industrial”, disse Mark Powell, diretor executivo da organização. “O Bluetooth foi adotado por incontáveis desenvolvedores e fabricantes como sua solução de conectividade. As novas funcionalidades que implementaremos em breve irão solidificar o Bluetooth como o backbone da tecnologia IoT”, completa.

Fonte: BusinessWire