Publicidade

ARM sugere salto de 30% em desempenho em nova geração de GPUs para celulares

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Outubro de 2021 às 13h50

Link copiado!

grafvision/Envato
grafvision/Envato

Ainda que seja mais conhecida pelos núcleos para CPU que desenvolve, alimentando soluções como os chips Snapdragon e até mesmo os poderosos M1 da Apple, a ARM também projeta designs para outros tipos de semicondutores, incluindo GPUs. A companhia é responsável, por exemplo, pela Mali-G78 utilizada no Galaxy S21 Ultra, no Pixel 6 Pro e no Mate 40, celulares topos de linha de Samsung, Google e Huawei.

A empresa anunciou neste ano a Mali-G710, que promete ganhos de desempenho e eficiência energética de até 20% sobre a Mali-G78, e já trabalha na próxima geração de chips gráficos que pretende lançar em 2022, como confirmou em evento realizado para desenvolvedores nesta semana. A novidade promete entregar outro salto substancial em performance, especialmente em Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial.

Próxima GPU da ARM promete salto de 30% em desempenho

Continua após a publicidade

Durante o trecho da apresentação dedicado aos chips gráficos, a ARM revelou os primeiros detalhes da próxima GPU mobile da família Mali, de nome ainda desconhecido. A solução promete ser até 4,7 vezes mais potente que a já antiga Mali-G76 em processamento de ML, um salto bastante impressionante para um período de apenas 3 anos.

Os gráficos mostrados pela empresa não chegam a exibir números comparando a novidade com a atual Mali-G710, mas é possível estimar ganhos na casa dos 30%, quando consideramos o aumento de desempenho de 35% visto na geração passada sobre a Mali-G78. Ainda não está claro como esse avanço deve se traduzir em performance para jogos, mas a empresa destaca o compromisso de "oferecer as ferramentas necessárias" para que os desenvolvedores tirem melhor proveito do hardware.

Futuro com Ray Tracing e compra da Nvidia

Continua após a publicidade

Ainda que não tenha citado durante a apresentação, espera-se que a próxima geração de GPUs da ARM traga aceleração de hardware para Ray Tracing, a avançada técnica de processamento de luz até então disponível apenas no PC e consoles. A tecnologia será implementada através de uma parceria com a MediaTek e a gigante dos games Tencent, e utilizará a API Vulkan e código aberto para permitir a fácil migração do recurso entre celulares, consoles e PC.

Também vale lembrar que a empresa está sob processo de aquisição pela Nvidia, em uma jornada bastante complexa em virtude dos riscos que órgãos reguladores enxergam para a competitividade do mercado. Caso a compra seja de fato concluída, não se sabe como as tecnologias das placas GeForce influenciarão no desenvolvimento de futuros modelos das GPUs Mali, ou mesmo se uma nova família de soluções assumirá o posto.

Fonte: The Register, GSMArena, Tom's Hardware