ARM anuncia nova CPU Cortex-A73 e GPU focada em realidade virtual

Por Redação | 30.05.2016 às 10:41

A ARM, uma das grandes responsáveis pela arquitetura utilizada atualmente pelos dispositivos móveis do mercado, anunciou dois lançamentos importantes na Computex 2016, que acontece em Taiwan nesta semana. Trata-se da nova CPU Cortex-A73 e da GPU Mali-G71, que foram projetadas pensando em eficiência energética e realidade virtual em dispositivos móveis.

Segundo a companhia, a linha de GPUs Mali é a mais utilizada em todo mundo, com mais de 750 milhões de embarques registrados em 2015. O novo Mali-G71 é o primeiro a utilizar a arquitetura de terceira geração da empresa, conhecida como Bifrost. Seu núcleo permite um desempenho gráfico 50% maior do que a a versão anterior. Além disso, a ARM afirma que a nova GPU é 20% mais eficiente no gerenciamento de energia e capaz de ter um desempenho 40% superior do que a GPU anterior. Em uma comparação, a empresa afirmou que o desempenho da Mali-G71 pode coincidir com a NVIDIA GTX 940M utilizada em laptops. Além disso, a nova GPU foi projetada para trabalhar com dispositivos de realidade virtual, suportando resolução 4K, taxa de atualização de 120Hz e latência de 4ms.

ARM Cortex-A73

Já o Cortex-A73 prioriza a eficiência energética, sendo 30% mais eficiente que seu antecessor, o Cortex-A72. Além disso, o novo chip oferece desempenho cerca de 1,3 vez superior que o antigo graças ao processo de fabricação de 10 nm. Segundo a ARM, o novo componente ocupa 25% menos espaço que o Cortex-A53, solução mais básica utilizada pela companhia atualmente. Ainda de acordo com a empresa, o Cortex-A73 consegue entregar até 90% mais desempenho em relação ao Cortex-A53 em tarefas single-core.

Empresas que fabricam seus próprios chips, como Apple, Samsung e Qualcomm seriam favorecidas com os novos modelos. A empresa sul-coreana, por exemplo, usa o Cortex-A72 no Exynos 7420. Com a atualização para o novo componente, a expectativa é que tenhamos smartphones mais potentes nos próximos anos. Os novos lançamentos da ARM mostram que a tecnologia móvel continua a avançar em termos de potência e eficiência, adaptando-se aos novos produtos do mercado, como a tecnologia VR.

A empresa espera iniciar a produção em massa do Cortex-A73 e da GPU Mali-G71 já no final deste ano. Sendo assim, podemos esperar aparelhos equipados com as novas soluções no início de 2017.

Via The Verge