Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple trabalha em chip gráfico próprio para laptops e desktops, afirma site

Por| 31 de Agosto de 2020 às 12h01

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Com a migração da linha Mac para os processadores ARM projetados internamente, a Apple prepara também a adoção de GPUs próprias em sua gama de desktops e notebooks. A informação foi divulgada por sites da China, que deram alguns detalhes sobre a concorrente da Nvidia, AMD e Intel.

Estratégia batizada de “Apple Silicon”, os processadores próprios da Apple para seus computadores pessoais devem contar em um primeiro momento com versões anabolizadas dos processadores usados na linha iPad, como já acontece nos kits de desenvolvimento enviados para criadores de apps.

O site China Commercial Times listou algumas especificações do processador esperado não apenas para os novos Macbooks, como também da nova aceleradora gráfica projetada para a linha iMac, que deve migrar para os novos processadores Apple em 2021.

Continua após a publicidade

O processador da nova linha MacBook ARM foi identificado como sendo o A14X, sugerindo um componente ampliado em relação ao chip A14 esperado para os próximos meses no iPhone 12. Segundo o site chinês, o projeto do A14X já estaria não apenas finalizado como também em produção, usando o mesmo processo de fabricação de 5 nm da taiwanesa TSMC.

A surpresa fica por conta da aceleradora gráfica da marca, de codinome Lifuka — uma das ilhas que formam Tonga, o suposto codinome do chip A14X. De acordo com fontes consultadas pela publicação, o desenvolvimento interno da GPU segue em dia, com produção esperada no mesmo processo de 5 nm.

Uma das características do novo processador gráfico seria uma maior eficiência energética, sem comprometer o desempenho. A técnica usada pela GPU seria a de renderização baseada em blocos (tile-based rendering, em inglês), a mesma usada pelos núcleos gráficos PowerVR empregados do primeiro iPhone até hoje e, antes disso, em placas dedicadas para PC e no videogame Dreamcast.

Continua após a publicidade

Por conta própria

Caso se confirme o boato, a nova GPU Apple marcará o fim de décadas de parceria com as fabricantes AMD e Nvidia, cujos chips gráficos equiparam boa parte dos desktops das linhas iMac e PowerMac/Mac Pro.

O boato reforça a informação de que a Apple teria deixado de fora do novo macOS para processadores ARM a compatibilidade com placas AMD — a empresa não inclui drivers para placas Nvidia há alguns anos, desde a versão Mojave (2018). Antes disso, a empresa não oferece computadores com GPUs Nvidia há quase uma década, após problemas de fabricação da GeForce 8600M GT que geraram um recall (e um programa de garantia estendida).

Continua após a publicidade

Modelos básicos das linhas iMac, MacBook e MacMini já eram esperados com placas gráficas (integradas) da Apple, pois eles geralmente contam com a GPU Intel embutida na CPU e elas foram abandonadas na migração para CPUs Apple.

Conforme a Apple divulgou na última WWDC, os primeiros Macs com processadores “da casa” devem chegar às lojas ainda neste ano. A transição completa da linha — que inclui as famílias MacBook, MacMini, iMac e Mac Pro — está marcada para durar dois anos.

Fonte: ChinaTimes