AMD Zen a caminho: vazam imagens das placas-mãe da Gigabyte com soquete AM4

Por Redação | 28.09.2016 às 20:48

Para os gamers e entusiastas de PC, o Zen representa uma possível chance de retorno da boa e velha concorrência entre Intel e AMD. Notícias e rumores sobre ele aparecem com frequência, inclusive mostrando-o como um concorrente à altura para a linha Extreme mais recente da Intel (Broadwell-E) — em alguns testes isolados, vale dizer. Naturalmente, exige-se um bom chipset para que tudo funcione bem, e é aí que entra o AM4, que também será utilizado na sétima geração de APUs da empresa.

Ao que tudo indica, os primeiros modelos Zen chegarão ao mercado no dia 17 de fevereiro de 2017, e a Gigabyte, umas das principais empresas no segmento de placas-mãe de alto desempenho, já pode estar com sua nova linha engatilhada para esse lançamento. A identidade visual continua parecida com a da linha atual, tanto AM3/AM3+ quanto FM2, usando um PCB preto para diferenciar dos modelos mais simples.

AMD AM4

O principal modelo vazado é o Gigabyte B350M-DS3H, que vem com o chipset B350, que mesmo não sendo o mais avançado vem com uns recursos bem interessantes, mirando nos usuários avançados. Vale dizer que, independentemente do chipset, todos os modelos compatíveis com o AM4 serão destravados, o que não quer dizer, necessariamente, que o fabricante habilite essa opção na BIOS/UEFI.

AMD AM4

Chipset X370, com dois PCI Express 16x e quatro slots de memória RAM DDR4

Nas imagens, podemos localizar os conectores de energia ATX de 24 pinos e outro conector EPS para o processador (8 pinos), dois slots de memória RAM (DDR4), provavelmente trabalhando em dual-channel, duas conexões PCIe Express M.2 (compatíveis com os SSDs mais rápidos anunciados recentemente), portas USB 3.0/3.1 (fica a dúvida se é suportado pelo chipset ou por controladoras de terceiros) e SATA Empress compatível com NVMe (mais sobre isso aqui).

AMD AM4

Interessantemente, nada de saída HDMI. Ou mesmo DisplayPort no modelo B350.

Ou seja, mesmo sendo classificado pelo própria AMD como um chipset intermediário, o B350 é perfeitamente capaz de atender à grande maioria dos usuários. Dois slots de memória RAM DDR4 permitem a instalação de até 32 GB, assim como o PCI Express 16x faz com que as placas-mãe compatíveis (como a B350M-DS3H) acomodem facilmente as placas de vídeo mais potentes tanto da NVIDIA quanto da própria AMD.

AMD AM4

Capacitores sólidos nas regiões muito quentes, mas capacitores eletrolíticos em regiões mais afastadas.

Usando mais ou menos a mesma estratégia utilizada pela Intel, a AMD criou o chipset X370 pensando nos entusiastas. O grande diferencial é a compatibilidade com SLI ou Crossfire, por isso trazendo linhas PCI Express extras, além de quatro slots de memória RAM DDR4 (até 64 GB). O soquete é o mesmo, com 1331 pinos, de forma que o X370 substitui os chipsets 990FX (linha FX) e A88X (linha A) da geração anterior.

AMD AM4

Detalhamento dos chipsets que serão compatíveis com o soquete AM4 de 1331

Ou seja, o AMD Zen está ficando mais detalhado, o que significa que está cada vez mais próximo de nós. Uma excelente notícia para quem estava esperando a sua chegada para finalmente fazer um upgrade, não?

Fonte: Fudzilla, Techfrag