Publicidade

AMD Threadripper PRO 5995WX volta a vazar e testes mostram ganhos de quase 30%

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Agosto de 2021 às 15h34

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Além dos novos chips com cache empilhado, rumores sugerem que a AMD também prepara a aguardada nova geração dos processadores Threadripper, soluções voltadas para entusiastas, prosumers e profissionais. Os Threadripper 5000, como são conhecidos até o momento, trazem codinome "Chagall" e não devem trazer mudanças bruscas no design, tendo como principal benefício a adoção dos núcleos Zen 3.

Assim como a geração anterior, a nova família de chips deve contar com variantes PRO, pensadas para quem precisa de poder bruto de computação, que acabam de ter novos detalhes vazados por uma plataforma bastante curiosa. Além disso, o topo de linha da família, o 5995WX, também foi visto no banco de dados do PugetBench, mostrando avanços notáveis em comparação ao antecessor.

Novos Threadripper são vistos em plataforma voluntária de computação

Continua após a publicidade

Os primeiros detalhes de dois novos da família Threadripper PRO, o 5995WX e o 5945WX, foram encontrados pelo leaker BenchLeaks no site da MilkyWay@home. O fato curioso é que a plataforma é um projeto de computação voluntária do Instituto Politécnico Rensselaer, nos EUA — interessados doam parte do poder de computação do próprio computador para auxiliar na produção de um modelo 3D de alta precisão da Via Láctea.

Segundo os registros, o 5995WX é um chip de 64 núcleos e 128 threads, enquanto o 5945WX traz 12 núcleos e 24 threads. Ambos estavam acompanhados de 32 GB de RAM e rodavam o Windows 10 Pro. A capacidade de processamento do modelo mais completo parece ser reportada de maneira incorreta, atingindo apenas 1 GFLOPs, mas é possível ter uma ideia do poder do modelo mais simples, que atinge os 5,56 GFLOPs.

As especificações são compatíveis com o que os rumores indicavam, e também complementam os vazamentos sofridos pela Gigabyte, que indicavam a existência das séries tradicional e PRO para os novos Threadripper.

Continua após a publicidade

Threadripper 5995WX mostra ganhos de até 28% no PugetBench

Paralelo a isso, o Threadripper 5995WX foi encontrado no banco de dados do PugetBench, benchmark especializado em avaliar o desempenho de hardware em aplicações profissionais. O aplicativo testado foi o Agisoft Metashape Pro, programa que realiza fotogrametria, o processo de converter imagens em modelos tridimensionais.

No teste Rock Model, o novo chip de alto desempenho da AMD levou 156,6 segundos para concluir o processamento, enquanto no School Map a solução levou 608 segundos. Em comparação, seu antecessor, o Threadripper 3995WX levou 205,1 e 844,3 segundos, respectivamente, o que indica redução de 24% e 28% no tempo de conclusão para a nova geração.

Continua após a publicidade

Os números impressionam, considerando que o 5995WX basicamente substitui os núcleos Zen 2 por núcleos Zen 3 e recebe as melhorias decorrentes da nova microarquitetura. Ao que se sabe, o processador de alto desempenho chega em janeiro de 2022, como exclusividade temporária de workstations pré-montadas, com suporte a 8 canais de memória DDR4-3200, 128 lanes de barramento PCI-E 4.0, consumo de 280 W e mais.

Fonte: BenchLeaks, VideoCardz, Tom's Hardware, PugetBench