Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD pode estar usando CPUs defeituosas de Xbox Series X em PCs pré-montados

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Abril de 2021 às 13h08

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre AMD

A AMD pode estar usando chips do Xbox Series X em PCs pré-montados. O site Tom’s Hardware descobriu um modelo de PC vendido pela TMall que conta com SoC chamado AMD 4700S, com especificações bastante parecidas com as do modelo implementado no console da Microsoft.

Trata-se de um processador octa-core com 16 threads, o que é comum para processadores da AMD. Contudo, a principal semelhança está na descrição de que o PC conta com 16 GB de RAM em GDDR6.

Se isso fosse referente a módulos de memória RAM, a menção deveria ser a DDR4, já que ainda não há pentes de memória no padrão GDDR6 no mercado. Ainda, na foto, também não é possível ver slots de memória. Com isso, a conclusão mais plausível é a de que o AMD 4700S é um SoC que já conta com memória RAM em GDDR6, assim como o console.

Continua após a publicidade

Apesar disso, outra característica deste PC dificulta cravar exatamente que se trata de um chip do Xbox Series X. O produto tem uma GPU dedicada, sugerindo que o chip não conta com processamento gráfico próprio.

O Tom’s Hardware tem uma possível resposta para isso. O AMD 4700S pode ser oriundo de SoC que originalmente era para ser usado no Xbox Series X, mas que apresentou falhas em processamento gráfico. Assim, a AMD teria modificado o componente, desativando a GPU integrada para oferecer uma maior eficiência energética.

Isso justifica também porque o AMD 4700S tem um clock em boost levemente mais alto. O SoC do Xbox Series X opera em frequência fixa de 3,8 GHz, enquanto o AMD 4700S alcança até 4,0 GHz.

Continua após a publicidade

Apesar das informações, a AMD não confirmou que se trata do mesmo SoC utilizado no videogame.

Fonte: Tom's Hardware